
Contingente português ao Moot 2025 realiza encontro na Batalha
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
Quatro cursos promovidos ao longo do último ano reuniram cerca de 140 Dirigentes de todo o país, fortalecendo a rede de formação de adultos do Corpo Nacional de Escutas.
O CNE promoveu em 2024 e 2025 alguns momentos de formação dirigidos aos seus quadros de adultos, reforçando a qualidade pedagógica do Movimento. O Curso de Animadores Regionais (CAR), com direção de Francisco Brardo, decorreu ao longo de quatro sessões, entre novembro de 2024 e maio de 2025. Juntando 29 participantes de 14 regiões – Açores, Algarve, Braga, Coimbra, Évora, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu –, este percurso formativo inspirou-se na resiliência e coragem dos Vikings.
Já o Curso de Diretores de Formação (CDF), dirigido por Pilar Alonso, Secretária Nacional dos Adultos, reuniu 30 formadores sob o imaginário do conto “A História de um Caracol que Descobriu a Importância da Lentidão”, de Luis Sepúlveda. Os participantes, das regiões dos Açores, Algarve, Braga, Coimbra, Évora, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, participaram em três sessões que decorreram ao fim de semana em janeiro, março e maio. Para ingressarem neste curso, os Dirigentes têm de ser formadores do Quadro Nacional de Formadores do CNE com pelo menos dois anos de exercício efetivo de formação.
Por sua vez, o Curso de Animação de Formação (CAF), sob a direção de Emília Lima, teve três sessões entre janeiro e maio e contou com 16 participantes das regiões do Algarve, Braga, Coimbra, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Santarém e Viana do Castelo e também do nível nacional. Este curso permitiu aprofundar os conhecimentos sobre o papel do formador no CNE, destacando metodologias ativas, a integração da animação da fé e a importância do imaginário na formação.
No início do ano, entre os dias 24 e 26 de janeiro, o Curso Complementar de Formação (CCF) teve lugar simultaneamente em Setúbal e Fátima, reunindo um total de 65 participantes das Regiões do Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. O imaginário que guiou esta formação foi “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.
Texto: Catarina Valada.
Fotos: CAR, CAF, CCF e CDF 2025
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference