Sob o lema “Não há dois futuros iguais. Escolhe o Teu.”, decorreu, entre 14 e 17 de março, na FIL, em Lisboa, a 12ª edição da Futurália, uma feira de oferta educativa, formativa e emprego & empregabilidade.
Milhares de estudantes, maioritariamente do Secundário, tiveram uma oportunidade de contacto com as opções que o mercado da educação e da formação técnica e profissional, público e privado, tem para oferecer.
O CNE esteve presente na área do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e da Capital Europeia da Juventude Cascais 2018, basicamente para divulgar a sua atividade e prestar esclarecimentos aos interessados no Escutismo e, em particular, no CNE.
Foram várias centenas de jovens que passaram pelo nosso espaço, escuteiros e antigos escuteiros – ainda que jovens -; alguns outros que gostariam de ter sido, mas não lhes foi permitido, outros ainda, levados pelos colegas, a considerarem a possibilidade de ingressarem, por reconhecerem valor e importância para a vida ao Escutismo. Também bastantes pais estiveram connosco, colhendo informação sobre como inscrever os seus filhos no CNE.
O espaço do CNE foi visitado pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto e pelo Presidente da República. Ambos os visitantes, que tiraram fotos com os escuteiros, tiveram palavras de apreço pelo CNE, reconhecendo a sua relevância.
A presença do CNE foi assegurada por um dirigente coordenador, dos Serviços Centrais, e por 19 jovens escuteiros e escuteiras, entre pioneiros, noviços a caminheiro e caminheiros – terrestres, marítimos e aéreos -, de dez agrupamentos de Setúbal e Lisboa.
O balanço final da presença do CNE é positivo e poderá ser melhorado em próxima oportunidade.
Texto de: João Teixeira. Fotografia de: Alexandre Sousa.