A dimensão internacional do escutismo é uma enorme valência e podes explorá-la de diversas formas.

Um pouco do Brasil, Inglaterra, Lituânia, França ou mesmo Espanha? Sim, consegues criar dinâmicas nas tuas reuniões e atividades que te permitem viver um pouco destes países.

Sendo o escutismo um movimento presente em mais de 200 países há um sem fim de oportunidades que te são dadas para que possas conetar-te com o mundo. Não tens que viver 3 anos a angariar milhares de euros para conseguir participar numa atividade internacional apenas para viver a dimensão internacional do escutismo. Graças à internet e à partilha de conteúdos, com um pouco de imaginação consegues recriar ambientes que te levem a “viajar” sem sair da sede. Deixamos-te algumas sugestões:

Sabores

Uma boa forma de introduzir novas culturas é através da comida. Experimentem criar receitas típicas dos países, apostar em ingredientes diferentes e que não consomem habitualmente. A oferta no mercado é cada vez maior e só têm que dar largas à imaginação. “Pela barriga se conquista um escuteiro”, dizemos nós.

Divertimento mundial

Porque não experimentar jogos “típicos” de outros países? Ou fazer uma simples adaptação do jogo do Kim com objetos tradicionais de outros países? O desafio é bem simples, reúne um número considerável de objetos que representam determinados países, quando levantarem o pano terão de associar o objeto descoberto ao país correto. Jogar com as bandeiras dos países pode ser desafiante para lobitos e exploradores/moços. É uma boa forma de conhecer quer os países quer as suas bandeiras, se quiserem ir mais longe explorem também os hinos nacionais.

Faz a diferença

Reúne esforços para causas que impactem o dia a dia de outros escuteiros. Recentemente o Nepal foi vítima de um forte sismo que destruiu milhares de casas e vitimou imensas pessoas. Organiza as tuas patrulhas para reunir fundos tendo em vista ajudar os escuteiros nepaleses, por exemplo. As necessidades estão listadas, é só colocar mãos à obra e ajudar!

Jota-Joti

O Jota-Joti não é habitualmente uma atividade que entre no calendário do teu Agrupamento? Fica a saber que é uma oportunidade única para comunicar com escuteiros de todo o mundo. Quer seja através de rádio, ou através da internet farás, com certeza, amigos de países bem distantes!

Fonte: Scouting Magazine

Tradução e Adaptação de: Rita Penela. Fotografia de: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade