Foram 29 os participantes, oriundos de 15 associações diferentes, que estiveram reunidos em Valência, Espanha.
Num encontro pautado essencialmente por momentos de partilha de boas práticas entre as diferentes associações presentes, os valores e princípios do Escutismo foram um dos temas colocados na mesa, para discussão e aprofundamento. Especial enfoque dado, também, à importância da dimensão internacional do Escutismo, sobretudo aplicada diretamente às Unidades.
O desenvolvimento escutista da região europeia foi outra das temáticas abordadas, bem como uma análise ao desenvolvimento mundial do escutismo. O Grupo de Lisboa foi criado em 2001, data da sua primeira reunião (em Lisboa, daí o nome tão característico), e dele fazem parte as associações: Associazione Guide e Scouts Cattolici Italiani; Corpo Nacional de Escutas; Éclaireuses et Éclaireurs de France; Federació Catalana d’Escoltisme i Guiatge; Federación de Asociaciones de Scouts de España – ASDE; Les Scouts – Fédération Catholique des Scouts Baden-Powell de Belgique; Movimiento Scout Católico; Scouts de France e Romanian Scouts e tem a particularidade de cada participante falar na sua língua mãe, sendo portanto 5 as línguas de trabalho.
Em cada reunião, anual, fica agendada a seguinte que neste caso será em Bruxelas, na Bélgica e contará com a presença de representantes de todas as associações.
Texto de: Rita Penela. Fotografia de: Grupo de Lisboa.