Hoje celebramos o Dia do Lenço!

O Dia do Lenço foi criado para nos lembrar do primeiro acampamento escutista que se realizou na ilha de Brownsea entre 1 e 9 de agosto de 1907. Nos tempos atuais, escuteiros por todo o mundo assinalam esse dia a 1 de agosto realizando atividades ou simplesmente usando o lenço durante um dia, seja na escola ou no trabalho.

O lenço lembra-nos também do dia mais importante da nossa vida escutista: o dia da Promessa. O lenço de escuteiro identifica o país, a região, a secção, o Movimento a qual pertence. Mas, então, porquê criar um dia só para o lenço?

O lenço é o item mais importante e valioso da farda de um escuteiro. De farda mas sem o lenço é como se estivéssemos despidos de parte da nossa identidade.

Não quero com isto dizer que somos menos ou mais escuteiros, mas no lenço estão impressas a nossa Lei, a Promessa e os valores escutistas que traduzem o nosso respeito por um grande homem e o ideal por ele criado.

Podes não estar a usar a farda, mas se tiveres o lenço, todo o mundo sabe que vai ali um escuteiro e que podem confiar em ti.

O lenço também significa a unidade de um grupo. O sentimento de pertença. De que somos todos iguais mesmo com todas as nossas assinaláveis diferenças. E o lenço celebra-as connosco – nos momentos em que temos de ajudar quem não nos é próximo, no momento em que, durante o acampamento, a mesma canção cantada em diversas línguas une o mais diverso grupo no mesmo sentimento.

No entanto, o lenço não é somente um símbolo da nossa identidade nem da pertença a um ideal maior que nós mesmos. Isso seria generalizar o valor do lenço e limitá-lo a um valor em si pré-concebido. O lenço simboliza certamente os ideias de Baden Powell quando fundou o Movimento, simboliza a nossa identidade, pertença e crença em algo maior que nós, mas também tem o valor, a simbologia que cada um, individualmente, encontrar nele, que cada um conseguir atribuir-lhe. 

No entanto, o lenço tem também outras utilidades e, como bom escuteiro, é importante que tenhas conhecimento de algumas delas. 

O lenço pode ser usado como corda improvisada, atadura para o pé ou joelho em caso de lesões, com ele podes fazer uma maca para transportares alguém que se aleijou. Serve para te proteger do sol, para realizar jogos…

O lenço guarda inúmeras histórias contadas à volta da fogueira ou reunidos à volta de uma mesa, eterniza lágrimas de saudade pelas amizades construídas nas atividades, como dedicatórias e símbolos que carregam profundas emoções para o quem enverga.

Mas o dia do lenço pode ser quando tu quiseres.

Assim, lanço um pequeno desafio para assinalares o Dia do Lenço: Realiza uma atividade com o teu agrupamento ou secção e, no final desta, escolhe um elemento com quem te dês menos, e pede para escreveres no lenço dele uma frase positiva relacionada com ele e depois façam o nó da amizade no lenço um do outro.

Manda-nos as fotos. E acima de tudo respeita o teu lenço.

Texto: Fátima Silva.

Foto: Gonçalo Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade