Formandos viveram o imaginário do Rei Leão.

À semelhança do caminho de Simba, após ser expulso das Terras do Reino, os Candidatos a Dirigentes iniciaram, também, uma nova fase no seu Percurso Inicial de Formação, uma etapa que culminará na realização da sua Promessa como Dirigentes dos seus Agrupamentos. Num total de 28 formandos, distribuídos por 4 patrulhas, trabalharam durante um fim de semana de enriquecimento.
As Patrulhas foram formadas pela Equipa de Formação da Região de Lamego, tendo em conta os Agrupamentos de origem dos Formandos, se se tratavam de Noviços ou Aspirantes e a sua formação académica; de modo a que estas fossem heterogéneas e equilibradas.

Depois de distribuído um livro escutista e explicada a importância do cumprimento de ordens, realizou-se um jogo para a formação das Patrulhas, iniciando-se de seguida os trabalhos em sala e jogos escutistas.

No decorrer do fim-de-semana de formação cada Patrulha ficou responsável por diversas tarefas: orações, servir as refeições, levantar as mesas, leituras, canto do salmo, citação da oração dos fiéis, entre outras.

A celebração da Eucaristia decorreu no sábado à noite e foi celebrada pelo Assistente da Região de Lamego o Senhor Padre Artur Mergulhão e animada pelos Formandos.

No segundo dia, ainda na sequência dos trabalhos em sala e dos jogos escutistas dinamizados, realizaram-se 3 Conselhos de Guias, nos quais todos participaram e tiveram oportunidade de ver como se faz e a sua importância. Nos Conselhos de Guias realizados foram discutidos alguns temas relacionados com as atividades formativas e a negociação das datas de entrega dos trabalhos individuais e trabalhos de Patrulha a realizar pelos futuros Dirigentes.

Foi um fim-de-semana rico, o de 16 e 17 de maio, em que houve partilha de conhecimento, convívio e criação de laços de amizade. Os Formandos mostraram-se empenhados, com sede de adquirir conhecimentos e de começar a trabalhar com os seus Agrupamentos.

A Região de Lamego começou a dar os primeiros passos no Novo Sistema de Formação de Adultos, constituiu a sua Equipa e pôs mãos à obra, tendo sempre em mente a seguinte frase do filme do Rei Leão:

“A jornada de mil quilómetros começa com o primeiro passo!”

Texto e Fotografia de: Equipa Regional de Adultos – Lamego.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!