Depois do sucesso da primeira edição, os Agrupamentos Marítimos 929 Belém e 1180 Santa Cruz (Barreiro) decidiram alargar o convite às Frotas dos Agrupamentos mais próximos tendo os Marinheiros e Marinheiras do 253 Seixal e 1117 Setúbal, respondido à chamada.
Em espírito de saudável competição, as duas regatas serviram para melhorar as competências técnicas dos participantes, no que diz respeito à prática da vela.
Ao final da tarde as embarcações rumaram ao acampamento montado no Porto de Alburrica junto à base náutica do Agrupamento de Santa Cruz onde após o jantar se realizou o fogo de conselho que incluiu a entrega de prémios. O 1º lugar foi ocupado pela a embarcação Tubarão (classe Scout) com uma tripulação do 929 Belém seguido do Jacques Cousteau (Raquero) também tripulada por Marinheiros de Belém e pelo São Paulo com tripulação do 1180 Stª Cruz.
O sucesso desta actividade aponta já para a realização de uma terceira edição para o próximo ano em local anda a designar.
O nome da regata é uma alusão a Henry Warington Smyth Baden-Powell, Irmão do nosso fundador e que escreveu o primeiro manual no ramo do Escutismo Marítimo Sea Scouting and Seamanship for Boys, um suplemento ao livro “Escutismo para Rapazes”.
Veja aqui o resumo da Regata.
Texto de: Rui Nobre. Fotografia de: Gonçalo Vieira.