O XI Down River fez um grande sucesso, este ano, com a participação de 260 escuteiros vindos de vários pontos do país.
Entre os dias 3 e 6 de setembro os participantes, na sua maioria pioneiros, subiram o rio Zêzere entre a aldeia de Várzea de Pedro Mouro e a Foz do Alge, ao sabor do tema “Atlântida, um segredo escondido no oceano”.
Nestes quatro dias, os participantes tiveram de provar que existiam vestígios desta mítica civilização nas profundezas da Albufeira, ou melhor, do Oceano. E conseguiram!
A Região de Beja saiu duplamente vitoriosa, com os agrupamentos 581 de Vila Nova de Santo André e 722 de Santiago do Cacém a vencerem a maioria dos prémios. Destaque, ainda, para a comunidade mais simpática, a do agrupamento 403 de Rio Maior da Região de Santarém.
Esta edição teve um percurso de 14 quilómetros, que obedece sempre aos mesmos critérios:
O primeiro dia serve para a receção e convívio entre os participantes, este ano existiu uma sessão de cinema com a passagem do filme “Atlântida”.
No segundo dia as comunidades construíram as jangadas. No terceiro navegaram até à Foz do Alge onde pernoitaram e, no dia seguinte, fizeram a viagem de regresso a Várzea de Pedro Mouro. Na viagem de regresso foi feita uma regata, uma competição entre as jangadas, onde se sagrou vencedora a de Vila Nova de Santo André.
Em cada edição são implementadas novidades, seja através do percurso a efetuar, seja através da inclusão de jogos ou momentos de formação, isto para que se possa criar uma atividade diferente todos os anos.
Um dos pontos fortes deste encontro não é apenas ter um grande número de participantes, mas sim ter escuteiros vindos de todos os pontos do país, trazendo consigo diferentes experiências e vivências escutistas para que o intercâmbio e o convívio seja mais enriquecedor.
O Chefe Nacional, Norberto Correia, esteve presente nesta atividade onde participaram os agrupamentos; 100- Tavira, 581- Vila Nova de Santo André, 722- Santiago do Cacém, 1120- Cartaxo, 1213- São João da Ribeira, 44- Tomar, 403- Rio Maior, 542- Entroncamento, 941- Asseiceira, 1123- Benfica do Ribatejo, 235- Figueira da Foz, 1183- Silveira, 683- Telheiras, 109- Santo António dos Olivais, 1363- Chão de Couce, 480 – Troviscal, 826- Fonte de Angeão, 663- Moreira de Cónegos.
Texto e Fotografia de: Inês Rodrigues.