O CNE propõe a revisitação do Mistério do Natal através da exposição “Venite Adoremus: Olhares sobre o Presépio” que na sua inauguração contou com muitos escuteiros e entidades convidadas.
Padre Luís Marinho, Assistente Nacional do CNE relembra o significado desta exposição “A exposição ocupa o tempo litúrgico do Advento e do Natal, no fundo para trazermos ao centro da vida do CNE, mas também ao centro da sociedade, e ao centro da igreja o mistério do nascimento de Jesus. Porque cada vez que alguém faz um presépio de uma certa maneira apropria-se do mistério do Natal, e isto é também celebrar o Natal.”
Nesta exposição és convidado a conhecer os textos do Evangelho, a encontrar a história do presépio ao longo dos tempos, um vídeo sobre a representação do Natal nas artes, a coleção com mais de 300 peças institucionais e particulares e ainda a participação de um presépio por cada região que representa o CNE.
A exposição tem ainda ao dispor do visitante uma componente pedagógica, com atividades vocacionadas para as crianças das escolas, das catequeses e dos agrupamentos de escuteiros, no sentido de “olharem” os presépios nas suas diversas componentes.
De 28 de novembro a 6 de janeiro, o Espaço de Santa Catarina, das 15h às 21h acolhe esta exposição e lança-te o desafio onde perante tanta diversidade cada visitante deixe o seu olhar sobre o presépio.
Texto de: Susana Micaela Santos. Fotografia de: Gonçalo Vieira.