
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
A 5 de março, o Núcleo Cego do Maio realizou o seu INDABA, reunindo no Apúlia Centro Escutista mais de uma centena de dirigentes e membros das equipas de animação dos seus agrupamentos.
Neste encontro anual de formação contínua, os participantes tiveram oportunidade de optar por duas oficinas formativas, consoante a especificidade das suas necessidades e preferências, entre as áreas: “Suporte Básico de Vida e Cadeia de Sobrevivência”; “Pioneirismo”; “Cartografia e Orientação”; “Saúde Mental – Jovens e Adultos”. De notar, que num trabalho conjunto entre a nossa Secretaria para a Animação e Formação de Adultos e Secretaria Regional para os Adultos, estas unidades formativas, serão posteriormente creditadas, ficando registadas no percurso individual de formação (através da Cordilheira).
Para além da formação, destacamos ainda a atividade “Pistas de Fé”, momento de pedagogia da Fé, acompanhando o pôr do sol na praia, contando com a presença do assistente de núcleo Pe. Fernando Torres, assim como a realização do Fórum “100 Anos – A animação de adultos ontem e hoje, no Núcleo Cego do Maio”. Este Fórum contou com a participação do Secretário Regional de Adultos João Fernandes, da Chefe do Agr. 38 Matriz Julieta Ferreira, do Ch. Joaquim Pacheco, anterior Chefe do Núcleo, e do Ch. José Filipe Pinheiro, Chefe de Núcleo atual. Durante o animado serão, entre canções escutistas, sobretudo recordando algum do nosso reportório escutista local, houve oportunidade de abordar as origens do Núcleo, algumas das nossas ilustres referências e fundadores, assim como partilhar histórias e abordar as diferenças entre a gestão do território e dos adultos, do passado aos dias de hoje.
Foi um excelente dia de encontro, de partilhas, de animação e muita aprendizagem escutista, reconheceram todos, num abraço dado (como diz a – nossa – canção da noite!) antes do regresso às nossas casas e sedes… desejamos, que revigorados, no Projeto comum que nos une: Fazer e Viver Escutismo! Juntos e Todos!
Texto e fotos: Núcleo Cego do Maio.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.