Inscrições abertas para o IV Colóquio de Museologia e Arquivística Escutista

O Seminário de Santarém recebe, de 13 a 15 de fevereiro de 2026, a quarta edição do Colóquio de Museologia e Arquivística Escutista, um encontro nacional dedicado à preservação da memória do Movimento.

Sob o tema “Celebrar a Memória: Preservar, Registar e Partilhar”, o colóquio destina-se a todos os responsáveis por arquivos, museus e coleções escutistas, bem como a interessados na História do Escutismo. A iniciativa, organizada pela Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade (SNAS) através do Museu do CNE, será coorganizada pela Junta Regional de Santarém. 

O programa abre na noite de 13 de fevereiro com a receção aos participantes e uma visita à Exposição sobre a Região de Santarém. Ao longo do dia 14, o encontro promove várias sessões dedicadas à criação, organização e valorização de espaços museológicos. O último dia, 15 de fevereiro, inclui uma visita ao Museu Diocesano de Santarém. 

Tal como nas edições anteriores, o colóquio pretende ser um espaço aberto de discussão e aprendizagem, onde cada participante pode apresentar as suas próprias experiências, esclarecer dúvidas, partilhar boas práticas e desenvolver competências que contribuam para a preservação e valorização da memória escutista. As inscrições estão disponíveis através do preenchimento do formulário neste link, e questões adicionais podem ser enviadas para museu.santarem@escutismo.pt

Texto: Catarina Valada.

Imagem: IV Colóquio de Museologia e Arquivística Escutista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE participa em encontro europeu de centros escutistas, em Itália

O CNE esteve representado na edição de 2025 do ECMC – Conferência Europeia de Diretores de Centros Escutistas e Guidistas (European Guide & Scout Centre Manager’s Conference, na língua inglesa), que decorreu entre os dias 16 e 19 de outubro de 2025 no centro escutista Base Scout Mario Mazza, em Verona, Itália.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade