Realizou-se em 3 de março mais um Curso de Educação Ambiental, no Centro Pedagógico, do Jardim Zoológico de Lisboa, que contou com a presença de 20 dirigentes e caminheiros de diferentes regiões.

O Curso de Educação Ambiental contou com participantes da região de Beja, Coimbra, Évora, Lisboa, Santarém, Setúbal e Vila Real, e ainda um representante da União dos Escoteiros do Brasil.

O presente curso foi estruturado com base nos objectivos da Insígnia Mundial do Ambiente (IMA), tendo o programa assente na divulgação dos projetos do Departamento Nacional do Ambiente (DNA).

A jornada começou com a demonstração da importância da educação ambiental no Escutismo, sendo ainda feita uma divulgação dos resultados do programa “Trees for the World”. Os trabalhos da manhã encerraram com o programa “Coastwatch”, que registou a colaboração de Carla Pacheco do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e Ecomar. Antes da sessão da tarde os participantes puderam verificar, através de uma visita pedonal, a valiosa biodiversidade e a boa gestão de cerca de 300 espécies do Jardim Zoológico.

O protocolo “ÓleoTorres”, para além da sua explicação, realçou a questão da reutilização de óleos, culminando com um exemplo prático de confeção de velas feita pelos participantes. As boas práticas ambientais do “Leave no Trace”, foi mais um projecto do DNA que mereceu destaque.

A encerrar as apresentações teve lugar um “briefing” sobre protecção civil, a cargo de Ricardo Capitão do Departamento Nacional de Protecção Civil e Segurança (DNPCS). O curso terminou com a partilha entre todos de programas ambientais locais, nomeadamente a nível regional e de agrupamento.

Texto de: Abel Melo e Sousa. Fotografia de: Mário Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade