JMJ Lisboa 2023 lança as Meditações do Terço em linguagem inclusiva

Da autoria da Direção Pastoral do Comité de Organização Local da JMJ Lisboa 2023 o livro Meditações do Terço é uma ferramenta de inclusão para que todos possam rezar em conjunto.

O projeto foi desenvolvido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria em parceria com a Direção Pastoral do Comité de Organização Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 e o Corpo Nacional de Escutas (CNE), e «pretende ser uma ferramenta muito importante para a inclusão», como explica Carmo Diniz, responsável pelo Gabinete de Diálogo e Proximidade do COL. O Meditações do Terço tem uma linguagem inclusiva, mais concretamente linguagem pictográfica, braile e códigos QR que remetem para a Língua Gestual Portuguesa e para o ficheiro áudio com a leitura dos textos. A intérprete de Língua Gestual Portuguesa foi a escuteira Bruna Saraiva, do Agrupamento 714 Albufeira.

Deste projeto resultou uma tese de doutoramento e, após um ano de trabalho, fez-se a tradução da mensagem das meditações do terço em diferentes formatos de comunicação.

Para o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, esta é uma forma de convidar todos a participarem, para que se «sintam verdadeiramente acolhidos». Acrescenta ainda que «Quem nos parece diferente não é um problema ou um obstáculo, mas uma oportunidade e uma riqueza. Isso também é a Jornada a acontecer»

A edição com as meditações do terço em linguagem inclusiva, assim como da oração da JMJ Lisboa 2023, foi distribuída para todas as dioceses do país através dos Comités Organizadores Diocesanos da JMJ Lisboa 2023, assim como através dos parceiros do Gabinete de Diálogo e Proximidade do COL, nomeadamente Corpo Nacional de Escutas, Federação das Associações de Paralisia Cerebral, Humanitas, Irmãos de São João de Deus, Irmãs Hospitaleiras e Movimento Fé e Luz.

Texto: Cláudia Xavier

Fonte: Agência Ecclesia

Fotografias: Ricardo Perna

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »