As Jornadas de Comunicação contaram com a presença de 150 participantes oriundos de 16 Dioceses. Estas jornadas foram organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e pela Rede Mundial de Oração do Papa e subordinadas ao tema “O Impacto da Imagem”. Decorreram, entre os dias 26 e 27 de setembro, em Fátima, nas instalações do Domus Carmelli.
Refletir sobre os desafios da comunicação na Igreja, aprofundar o estudo e a formação nos modos de comunicar na atualidade e procurar estratégias de pessoas, marcas e produtos na utilização da imagem e analisar o seu alcance na comunicação, porque urge adaptar a mensagem da Igreja às novas culturas de comunicação, visuais e fragmentadas e mudar linguagens e estratégias de comunicação, multiplicando-as de acordo com os destinatários, foi ao que os participantes nas Jornadas de Comunicação se dispuseram.
D. Manuel Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, abriu os trabalhos referindo que “Tudo o que se possa afirmar acerca da importância das redes sociais, como novos areópagos, orienta-se para a sua utilização para evangelizar de forma adequada na cultura denominada de digital e das novas tecnologias” e desafiou os participantes a “propor os valores da comunhão, da verdade, da justiça, do amor e da paz”.
Na sua conferência, “Imagem – Um canal de comunicação com o homem da era digital”, monsenhor Lucio Adrian Ruiz, secretário do Dicastério para a Comunicação (Santa Sé) destacou a importância da clareza e identidade” da mensagem, com “capacidade e qualidade na sua transmissão”, tendo chamado a atenção para o facto de “O mundo digital não é um instrumento para usar, mas sim um lugar para habitar”.
Durante o painel ” Comunicar um evento, um produto uma pessoa” foi dinamizado por Ricardo Florêncio responsável de comunicação do Rock in Rio, Ana Baleizão, responsável RP e Marketing da L’Oreal e Fábio Lopes , “Conguito” Youtuber e locutor da Rádio Mega Hits, apresentaram estratégias de comunicação de eventos, marcas e pessoas.
Os temas “Comunicar na era da convergência multimédia”, dinamizado por Ivo Neto, Jornalista do Jornal de Notícias e “Comunicar no Instagram” moderado por Paulo Rocha, da Agência Ecclesia, encerraram os trabalhos do dia.
O último dia de trabalhos teve início com a Eucaristia e, posteriormente, Paulo Salgado, docente da Universidade do Minho, falou-nos sobre o “Instagram: a influência e o poder da imagem ” Estratégias e Práticas”.
Após a conclusão dos trabalhos tiveram ainda lugar dois workshops, um sobre design de comunicação de eventos e outro sobre captação e elaboração de pequenos vídeos institucionais, breves declarações ou entrevistas.
Concluiu-se durante estas Jornadas que “É preciso habitar realmente o mundo digital, comunicando com ternura e autenticidade” as instituições devem “arriscar”, dando protagonismo aos jovens e mostrar os “bastidores”, sem medo das imperfeições.
Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.