Jornadas de Radioescutismo 2026 promovem formação técnica e educativa no Centro Escutista do Oeste

As Jornadas de Radioescutismo 2026 realizam-se nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, no Centro Escutista do Oeste (CEO), na Região de Lisboa, reunindo cerca de 50 participantes de várias regiões do país.

A iniciativa é promovida pelo Departamento Nacional de Radioescutismo, no âmbito da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, e contou com a participação de elementos do Corpo Nacional de Escutas (CNE), da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), da Fraternidade Nuno Álvares (FNA) e de oradores externos, envolvendo escuteiros de todas as secções, desde lobitos a dirigentes.

Com foco nas áreas da rádio e da internet, as Jornadas assumem-se como um espaço de formação, partilha e atualização técnica, acompanhando a evolução constante do Radioescutismo enquanto ferramenta educativa. O programa foi estruturado de forma dinâmica e participativa, proporcionando oportunidades de aprendizagem adaptadas à idade e ao nível de experiência dos participantes, através de workshops de nível 1 e nível 2, promovendo o diálogo, a troca de experiências e o contacto com diferentes vertentes da comunicação escutista.

Ao longo do fim de semana, o programa distribuiu-se por vários momentos formativos. No sábado de manhã, destaque para a apresentação das Jornadas, sessões dedicadas ao JOTA-JOTI, Rádio Escola, Jogos digitais educativos, bem como à mitigação de ruído em HF. Durante a tarde, decorreram atividades como tertúlias sobre boas práticas, jogos interativos (Scoutlink, Kahoot e PMRs), comunicações em Morse, sessões sobre segurança na montagem e manutenção de antenas e segurança na internet (Safe from Harm), culminando com uma abordagem à dimensão internacional do escutismo. O dia terminou com o Jantar Regional e um Fogo de Conselho, reforçando também a vertente lúdica da atividade.

No domingo, os trabalhos centraram-se na montagem de antenas e comunicações, na celebração da Eucaristia e num momento de avaliação global das Jornadas.

As Jornadas de Radioescutismo 2026 reafirmaram, assim, o compromisso do CNE com uma formação técnica de qualidade, atual, segura e alinhada com os desafios do mundo digital, reforçando o Radioescutismo como uma ferramenta educativa essencial ao serviço do método escutista e da formação integral dos jovens.

Texto e fotografias: Departamento Nacional de Radioescutismo (DNR).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade