O Secretariado Nacional Apostolado da Oração organizou na passada sexta-feira, 21 de novembro, em Fátima, as Jornadas Práticas sobre Comunicação Digital. O evento reuniu jornalistas e outros profissionais da comunicação em torno da discussão sobre a utilização eficaz dos meios digitais na comunicação da fé.
A primeira sessão “A oração na era digital: chaves para entender (e ativar) o público digital” coordenada pelo Pe. Jorge Enrique Mujica, especialista em comunicação eclesial, mostrou inúmeros exemplos de sucesso na web em que a temática da oração ocupa lugar de destaque. “As redes sociais não são a solução mas são parte da solução”, sublinhou Mujica.
As jornadas continuaram com a formação sobre “Comunicar a fé no mundo 3.0 teoria e prática” orientada pelo Prof. Juan Pablo Cannata, diretor de Comunicação do Opus Dei Argentina. “A tecnologia das redes sociais transforma cada pessoa num meio de comunicação”, explicou Juan Cannata.
E, como reflexo da importância que as redes sociais assumem no nosso dia a dia, foi convidada para estar presente a Diretora de Comunicação da Aleteia, Sílvia Constantini, sob a temática “O Papa Francisco e as redes sociais: novos desafios para a evangelização no mundo digital”. Sílvia Constantini explicou que com o intuito de “chegar a todos” o Papa Francisco apostou numa presença importante nas redes Sociais. “Todos querem saber o que o Papa diz”, destacou Constantini reforçando a popularidade do Papa Francisco na Web.
As jornadas terminaram com a intervenção do Pe. Manuel Morujão, Porta-voz da Conferência Episcopal, que fez um resumo bem humorado das Jornadas. “As novas tecnologias são como uma “Via Verde” para chegar a Deus”, sumariou o Pe. Morujão reforçando a necessidade de utilizarmos a tecnologia na divulgação da fé.
Texto e fotografia de: Ana Silva.