Estamos por terras do Românico, mais concretamente em Penafiel, cerca de 30 Km a Este da cidade Porto. O pintor já ensaiou as primeiras pinceladas, as cores mudam. Paira no ar uma bruma que transporta os primeiros odores do Outono.
Abrupta e repentinamente tudo muda! Chegamos à Escola Secundária de Penafiel, onde no meio de cabos, bobines e antenas, encontramos os Radioamadores e Dirigentes do CNE, Armando Ferreira, Paulo Neves e Vitor Peixoto, encarregados da montagem e ensaio das antenas que, durante o 58º Jota-Joti, as estações CR6CNE, CR5JRP, CR5JNE, vão utilizar, nas frequências dos 10 aos 80 mts, e permitir assim que escuteiros de todo o Mundo se conheçam e estreitem laços de amizade.
“O tema central A Terra é tua (Earth is Yours), vai permitir incutir aos escuteiros a necessidade de refletir sobre um conjunto de atitudes, voltadas para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta”, explicou a Secretária Nacional para o Ambiente e Prevenção, Ana Pires da Costa.
Como em anos anteriores O Jota-Joti terá inicio às 23h30 (hora de Portugal Continental) do dia 16 de outubro com a estação CR6JAM a chamar as estações participantes e, posteriormente, com a leitura das mensagens pela seguinte ordem: Presidente da Federação Escutista de Portugal e Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas; Escoteiro Chefe Nacional da Associação Escoteiros de Portugal e Comissária Nacional da Associação Guias de Portugal.
“O JOTA não é um concurso, é uma oportunidade de os jovens escuteiros e guias comunicarem entre si, trocarem experiências e fazer amigos especialmente além-fronteiras. Deixemo-los pois entrar na grande aventura”, foram as palavras de António Ribeiro, Chefe do DNR, dirigidas aos radioamadores que colaboram no Jota.
Texto e fotografia de: Manuel Joaquim.