JOTA-JOTI: Podes contribuir para o plano de atividades até 23 de junho

Pela primeira vez, o JOTA-JOTI convida todas as Organizações Escutistas Nacionais (NSO) a contribuírem para o plano de atividades com propostas de dinâmicas e conteúdo. Podes submeter a tua ideia até 23 de junho.

O tema deste ano “Todos, por um Mundo Mais Verde” do JOTA-JOTI 2024 visa sensibilizar os participantes acerca das alterações climáticas e da preservação da biodiversidade, além de fomentar a ação concreta relativa a estas questões, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 (Erradicar a Fome), 6 (Água Potável e Saneamento), 7 (Energias Renováveis Acessíveis), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Produção e Consumo Sustentáveis), 13 (Ação Climática), 14 (Proteger a Vida Marinha), 15 (Proteger a Vida Terrestre) e 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos). De modo a potenciar a diversidade de conteúdos, os escuteiros de todas as NSO estão convidados a submeter propostas de atividades que poderão ser selecionadas para fazer parte do programa do maior evento digital escutista do mundo. As NSO com propostas selecionadas para integrarem o programa terão o seu nome no site do JOTA-JOTI relacionado a cada atividade.

As propostas terão de se enquadrar numa das categorias do “campsite” do JOTA-JOTI: Innovation Lab (Laboratório de Inovação), um espaço dedicado à inspiração e descoberta; Fun Zone (Zona Divertida), onde a imaginação dos participantes será testada em dinâmicas que almejam criar novas amizades e conexões; Adult Leader’s Corner (O Canto do Chefe), um espaço dedicado à formação dos mais velhos; Campfires (Fogos de Conselho), onde se partilham histórias inspiracionais e se criam conexões com nós próprios e os outros; Celebration Arena (Arena de Celebração), para lembrar o trabalho que os escuteiros fazem pelo mundo; e Faith and Beliefs Zone (Zona da Fé e das Crenças), uma área dedicada às diferentes religiões. Estas atividades devem ser pensadas para durar menos de uma hora e podem ser offline, a serem realizadas a qualquer momento durante o evento pelos participantes de forma autónoma, ou online, envolvendo os participantes em tempo real. Também podem ser propostas atividades de realidade virtual ou aumentada ou colaborativas, para encorajar a participação dos escuteiros em projetos regionais ou internacionais de grande dimensão. Há até espaço para a proposta de atuações ao vivo e intercâmbio cultural, como números musicais, danças, sessões de leitura, tutoriais de cozinha e fogos de conselho virtuais.

As atividades submetidas devem ter como público-alvo um ou mais dos seguintes grupos etários: jovens entre os 7 e os 10 anos, jovens entre os 11 e os 13 anos, jovens entre os 14 e 17 anos e adultos no escutismo a partir dos 18 anos. O texto da proposta deve ser redigido numa das línguas oficiais da WOSM (inglês, francês, árabe ou espanhol), utilizando uma linguagem simples e concisa que seja facilmente traduzível para outras línguas através de sistemas de tradução online.

Para submeteres a tua proposta, deves preencher este documento modelo com os detalhes da tua atividade e completar este formulário, no qual tens de anexar o documento que contém as informações da proposta, até dia 23 de junho. A atividade seguirá para consideração tendo em conta o cumprimento dos requisitos: a atividade deve ser única, dinâmica e inovadora, seguir as indicações do documento modelo, ter um método claro de implementação descrito no documento submetido, seguir os requerimentos do Safe From Harm (Escutismo: Movimento Seguro), e não desrespeitar a privacidade dos participantes. Para mais informações acerca desta iniciativa, acede ao site do JOTA-JOTI, disponível neste link.

Texto: Catarina Valada.

Foto: JOTA-JOTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.