A Equipa vencedora das eleições para a Junta Regional de Évora tomou posse

Na Igreja do Convento do Calvário, na tarde deste domingo cinzento, dia 13 de Novembro, após a celebração eucarística presidida pelo nosso Arcebispo, D. José Francisco Alves, a nova equipa regional do Corpo Nacional de Escutas tomou posse perante a Mesa do Conselho Regional. Foi uma cerimónia a que igualmente esteve presente o Chefe Nacional, o Assistente Nacional, o Chefe Nacional Adjunto, três Secretários Nacionais, o Chefe Regional de Beja e elementos da sua equipa e muitos escuteiros de diversos Agrupamentos da Região, familiares e amigos, entre os quais a representação da Câmara Municipal de Évora.
Nas palavras que a Chefe Regional empossada proferiu, realçou a importância da participação de todos os que compareceram, factor que produz um sentimento de uma enorme gratidão, sentindo que acompanhados, é possível experimentar o valor da amizade … “que nos respeitam pelo que somos interiormente e pelo que somos ou podemos vir a ser realmente”. Referiu ainda que “…todos nós temos hipóteses de melhorar, mas para isso é necessário, primeiramente, ter um conhecimento o mais aprofundado e ajustado possível de nós próprios; reflectirmos sobre o lugar que ocupamos e aquele onde queremos chegar; iniciar o nosso caminho de melhoria sem esquecer que deve ser duradouro e constante no tempo; questionar-nos umas e tantas outras veze, se vamos na direcção certa; e ainda saber que esse caminho a percorrer nem sempre será feito de rosas. Demonstrar capacidades para enfrentar situações desconhecidas, denotará sempre valentia e força para as resolver! Teremos que ter mais confiança em nós próprios, defrontar essas situações, perder os medos, acreditar que somos capazes de defender as nossas próprias ideias, não estarmos sempre preocupados e dependentes do facto de os outros aprovarem ou não a nossa conduta”
Referindo-se à proposta de trabalho para este novo período temporal de três anos apresentou-o assente na ESPERANÇA – na sua vivência enquanto indivíduos, na sua partilha através de acções e gestos e na edificação de um futuro comum tendo a mesma como alicerce.
Mantendo a fidelidade ao projecto de B.P. e o empenho na aplicação do método escutista, numa altura em que constrangimentos de natureza sócio-económica e uma suposta “crise de valores” parecem assolar os princípios que norteiam a nossa sociedade, a nova equipa assume o compromisso de caminhar com Fé e Esperança, aproveitando os bons trilhos já traçados e percorridos.
O Chefe Nacional agradeceu todo o esforço, trabalho e dedicação que a região tem demonstrado que “…com poucas palavras mas muito trabalho…” tem caminhado e prosseguido na fidelidade à Missão e Valores do Movimento.
D. José Francisco Alves, reconheceu o trabalho de qualidade que se tem tentado realizar e que vai dando os seus frutos, num cuidado na preparação dos futuros animadores/dirigentes, acrescentando que espera muito do escutismo, terminando, parafraseando Bento XVI: “a Igreja precisa dos Jovens; os Jovens precisam da Igreja!”
Terminado o acto solene e numa pequena confraternização realizou-se um “abafado alentejano” numa das salas dos novos serviços regionais.

Texto: Maria Helena Vieira Pereira Araújo Guerra (Chefe Regional)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Quatro regiões do CNE unem-se para formação contínua inter-regional

Arrancou, no fim de semana de 15 e 16 de fevereiro, a primeira formação contínua inter-regional para o Percurso de Educadores das III e IV Secções, no Centro Escutista dos Gagos, Região de Santarém. A formação reuniu cerca de 40 dirigentes das quatro regiões organizadoras: Coimbra, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Santarém.