Entre os dias 27 de julho e 8 de agosto realizou-se o Kander100, uma atividade internacional que teve como objetivo comemorar o centenário da inauguração do Kandersteg Internacional Scout Centre.

Esta atividade teve a participação de cerca de 1800 escuteiros de 62 países diferentes, contando com a participação de vários escuteiros portugueses. Entre eles, estiveram quatro jovens caminheiros, com uma responsabilidade acrescida: a de fazer parte do Staff responsável pela dinamização de ateliers de ambiente e sustentabilidade, mais concretamente, no âmbito do programa mundial de ambiente, a Earth tribe.

Após a participação destes caminheiros na atividade da região europeia “AGORA”, que decorreu em abril, no CNEF-Fátima, surgiu a oportunidade de se juntarem à equipa internacional que estaria responsável pela organização dos workshops sobre ambiente e sustentabilidade, sempre em paralelo com o programa mundial de ambiente, a Earth Tribe.

Durante estes 12 dias desafiantes, foram muitas as horas de trabalho, assim como as aprendizagens na área da educação ambiental e dos objetivos de desenvolvimento sustentável. No Kander 100, tiveram a oportunidade de impactar de forma positiva cada uma das pessoas que visitou a tenda dos “Global Goals Exhibition”, contribuindo desta forma para disseminar e incentivar todos os escuteiros a agir proactivamente para a salvaguarda do nosso planeta. Foi sem dúvida um momento muito gratificante para estes caminheiros, que de mochilas cheias voltaram a Portugal, para continuar a impulsionar a implementação da Earth Tribe.

O Departamento Nacional de Ambiente, da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, é parceiro da região europeia no âmbito do projeto Erasmus + designado “The Earth Tribe: Global Youth Movement for Sustainable Development”. No âmbito deste projeto, o CNE foi o anfitrião do AGORA 2023 (atividade de e para caminheiros) e teve assegurada a participação de elementos no staff do kander 100. Terão lugar mais oportunidades no decorrer deste projeto, incluindo o financiamento de projetos locais no âmbito da Earth tribe.

Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto Eramus + Earth tribe, cofinanciado pela União Europeia“.

Texto e fotos: Departamento Nacional de Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.