Lançamento da Festa do Centenário

A cidade de Braga acolheu hoje a conferência de imprensa da apresentação do programa das comemorações do centenário do CNE, que irão decorrer no próximo mês de maio.

Hoje foi lançada oficialmente a Festa do Centenário. Todos os órgãos de comunicação social foram convidados a participar na conferência de imprensa deste lançamento, que decorreu, na Sede Regional de Braga do CNE.

Este evento contou com a presença de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, de D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga e ainda do Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria.

Após a apresentação do vídeo de lançamento da Festa do Centenário, Ivo Faria tomou a palavra agradecendo a presença de todos, reforçando que “quando pensamos num centenário somos levados a imaginar a data da fundação, por vezes fixamo-nos mais na data de quando começou do que no caminho que percorremos a seguir, e o caminho é o que nos traz ao que somos hoje”.

Na sua intervenção salientou ainda que se houvesse uma palavra para descrever este caminho, ou o que leva os escuteiros a manterem-se no movimento, essa palavra seria amor. “É o amor que nos une, é o amor que nos faz estarmos cá, pensarmos nos outros e depois em nós”.

Deixou um agradecimento especial à Igreja, recordando o representante da fundação do CNE, D. Manuel Vieira de Matos, “foi por este amor que a Igreja tem pela juventude, que nós surgimos, fomos sonhamos e ainda aqui estamos.”

Por fim deixou um reconhecimento à Câmara Municipal de Braga que irá acolher esta grande Festa e que desde o primeiro minuto se disponibilizou a ajudar e a criar todas as oportunidades para que as crianças e jovens consigam encontrar causas e boas ações e estarem integradas na comunidade.

Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga dirigiu-se a todos os presentes afirmando ser um privilégio receber estas comemorações na cidade de Braga, reforçando ainda ter sido a partir de Braga que este movimentou se expandiu a nível nacional.

“O escutismo faz muita falta à nossa sociedade, e todo o trabalho que os escuteiros fazem nas nossas comunidades é uma enorme mais valia para aquilo que é a formação humana e social de todos os nossos jovens, incutindo valores que ficam para a vida toda”.

José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga tomou a palavra enaltecendo o papel dos escuteiros, e todo o dinamismo, participação ativa e contagiante também para muitos outros jovens.

“O CNE resultou da vontade da Igreja que vislumbrou no escutismo uma pedagogia fecunda para a evangelização, hoje estou convicto que o modelo proposto não perdeu a atualidade, nem vitalidade” acrescentou D. José Cordeiro.

No final foi aberto um espaço de perguntas a todos os jornalistas presentes onde foi explicado o programa que está preparado para o fim de semana de 27 e 28 de maio, da Festa do Centenário.

Podes ver ou rever todo este evento na página de facebook do Escutismo.

Texto: Susana Micaela Santos.

Fotografia: Rui Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.