Fomos com os lobitos ao espaço Génesis. Esta é uma atividade para todas as secções presentes neste Acampamento Nacional.

Aqui, são cerca de 120 oficinas divididas pelos quatro elementos e uma quinta área, do espírito. Algumas destas são da responsabilidade de entidades externas, como por exemplo as Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), o Instituto de Socorros a Náufragos, o Jardim Zoológico de Lisboa, a PAULUS Editora, que apoiam na área do Espírito, entre muitas outras.

Rui António, responsável do espaço do Génesis, explicou-nos o que se passa neste lugar. “Nestes ateliês, cada área está subordinada ao imaginário do elemento. O mais importante é que estão ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No Ar, por exemplo, podemos encontrar ateliês relacionados com as energias limpas e renováveis e na Terra ateliês relacionados com a proteção da vida na terra e agricultura sustentável”, disse.

“Quando os elementos vêm para o Génesis trazem consigo uma pulseira de silicone com quatro furos. Quando fazem o primeiro ateliê de cada área, recebem um botão que representa esse elemento. O objetivo deles é, cumprindo o guião que lhes é entregue, receberem os quatro botões, uma vez que o quinto elemento, o espírito, é representado pela própria pulseira”, explicou o dirigente.

O lobito Pedro Alfarrobinha do Agrupamento 554 – Olhão, disse-nos que no ateliê da expressão dramática aprendeu “a representar emoções como a surpresa”.

Numa das oficinas da área da Terra, Eva Gaspar, do Agrupamento 467 – Charneca de Caparica, explicou-nos que experimentou andar cadeiras de rodas e afirma que “a cadeira de rodas é muito difícil de andar e tem muitas dificuldades”, numa ação que sensibiliza os mais pequenos para a questão da tolerância.

“Fantásticas!”, “Espetaculares!” foram as palavras usadas para avaliar as atividades a decorrer no Génesis.
Este ateliês estão enquadrados com o sistema de progresso dos lobitos, onde todas as áreas são trabalhadas: Físico, Afectivo, Carácter, Espiritual, Intelectual e Social.

Apesar do forte calor que se fez sentir neste dia, sentiu-se um clima de diversão e aprendizagem em cada lobito.

Texto de: Ana Marcelo. Fotografia de: Inês Baptista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Eleito novo Comité Europeu

Hoje foi eleito o novo Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista durante a 25ª Conferência Europeia Escutista que está a decorrer em Viena, Áustria de 19 a 23 de julho.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade