Lumen: que Acende e Propaga

Entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro de 2025, reuniram-se em Coimbra cerca de 50 caminheiros de todo o país, para dar vida àquela que foi a primeira edição do Lumen.

O conceito nasce da vontade de regressar às origens e criar uma atividade que olhasse para o caminheirismo na sua essência. Um caminheirismo mais simples, vivido com pouco, mas que justamente por isso se torna autêntico, profundo e transformador.

O imaginário da Clara (às escuras), uma jovem à procura de si mesma, acompanhou-nos como fio condutor ao longo dos dias. Através dela, cada um pôde espelhar-se, questionar-se e descobrir novas formas de olhar para a própria vida e para o seu lugar no mundo.

Acima de tudo, o objetivo era que cada participante encontrasse a sua chama. E por isso, como em qualquer viagem de descoberta, fomos à procura dela passo a passo.

Começámos por fazer caminho, num hike de 50 quilómetros até Mortágua – olhando para dentro, refletindo um pouco sobre a estrada percorrida e a que está pela frente, reconhecendo que somos feitos de vales e cumes. Houve espaço para a espiritualidade, para explorar propósito e pertença, neste Universo que nos faz sentir tão grandes e, simultaneamente, tão pequenos.

Seguiu-se o serviço, na aldeia de Cerdeira, onde arregaçámos as mangas e nos encontrámos na entrega ao próximo, deixando uma pequena marca numa comunidade cada vez mais envelhecida. E culminámos com o ar livre, conectando com esta Terra que nos sustenta, que nos devolve ao essencial e nos ajuda a encontrar a felicidade nas coisas mais simples e pequeninas.

E encontrámos tanta luz! Encontrámo-la nos trilhos percorridos, no clima de partilha e de superação, nas trocas de sotaques e petiscos, nos mil momentos musicais que espontaneamente se despoletavam, nos abraços apertados, no silêncio e nas orações à volta da luz frágil de uma vela.

O que ficou destes dias? Ficou a certeza de que o caminheirismo não precisa de muito. Basta a mochila às costas, o coração aberto e vontade de servir. Ficou também a convicção de que a luz que acendemos no Lumen não se apagará facilmente. Ela segue connosco, e tem a capacidade de se propagar, contagiando as nossas tribos, os nossos clãs e as nossas comunidades. É essa a nossa missão.

No final do dia, manteremos o Lumen aceso sempre que tivermos a ousadia de ser luz no mundo. E haverá melhor definição do caminheirismo do que essa?

Texto e fotos: Equipa de Coordenação da 1ªEdição do Lumen.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Candidaturas abertas para o Explorer Belt 2026!

Em agosto de 2026, irá decorrer a quinta edição portuguesa do Explorer Belt, uma atividade internacional destinada a Caminheiros e Noviços a Dirigente que desafiará os participantes a percorrer 200 quilómetros a pé em duplas durante dez dias, na Roménia.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade