No fim de semana de 24 e 25 de outubro, irá ter lugar o Mercado Internacional 2020. Cada secção através do jogo, à volta de um tabuleiro, jogado no pequeno grupo, poderá ficar a conhecer cada um dos países e as respetivas realidades escutistas da Comunidade do Escutismo Lusófono (CEL).
Tendo em conta o contexto pandémico que vivemos atualmente, a nossa ação individual e de grupo para conseguir um equilíbrio entre a normalização das nossas rotinas e atividades diárias, com a segurança de todos, é essencial. É esta a ideia base que nos tem guiado a fazer escutismo, neste contexto, queremos continuar a oferecer, com as devidas adaptações, inovações e reinvenções, atividades e oportunidades para que os nossos jovens continuem a crescer dentro do movimento escutista.
Por isso adaptámos o Mercado Internacional 2020, para uma atividade local, vivida em secção, jogado em pequeno grupo, no momento que quiserem, durante o fim de semana de 24 e 25 de outubro.
O tema central, do Lusus – O Grande Jogo das Nações, será a Lusofonia. Através deste jogo de tabuleiro, com questões relacionadas com Geografia, Cultura, Linguagem e Comunicação, Escutismo e Curiosidades, os escuteiros de cada secção poderão aprender mais e viajar sem sair da sua localidade pelos países que constituem a Comunidade do Escutismo Lusófono.
As inscrições estão disponíveis no SIIE, para inscrição por secção. Para aqueles que se inscreverem até 30 setembro será enviado atempadamente o tabuleiro e outros elementos de jogo. Para os que se inscreverem após essa data enviaremos o jogo, contudo não garantimos que a receção seja feita atempadamente. Em ambos os casos, todos os materiais serão disponibilizados na versão digital.
Com o jogo, serão também fornecidas as indicações a ter para que seja jogado por todos os escuteiros, em segurança.
Para apoiar a dinamização deste jogo e esclarecer dúvidas existentes iremos, durante o mês de outubro, organizar uma sessão online.
Contamos com todos, para vivermos este Mercado Internacional através do Lusus – O Grande Jogo das Nações.
Texto de: Equipa Mercado Internacional. Imagem de: Gonçalo Pinto.



