Durante uma semana o Parque Florestal do Montado do Pereiro recebeu o III Jamborre da Madeira que volta a acolher mais um Jamboree, 16 anos depois da segunda edição.
As actividades no Jamboree foram baseadas no tema “Um mundo para legar” que se integra no Ano Europeu da Biodiversidade. Cada Patrulha/Tripulação e Equipa/Equipagens realizou e apresentou acções diárias relacionadas com o tema.
As Secções estiveram sob os símbolos: Terra: Firmeza, Convicção, Realidade e Razão, o campo da 1 Secção; Ar: Espiritualidade e Sonho, o campo da 2 Secção; Água: Vida e Purificação o campo da 3 Secção e Fogo: Alegria e Progresso o da 4 Secção. Carlos Gonçalves, chefe regional apelou a todos os escuteiros presentes para que tudo façam para deixar o mundo melhor do que o encontraram.
Em visita ao Jamborre o chefe nacional do CNE, Carlos Pereira, agradeceu ao Bispo do Funchal pela sua “presença do Pastor” e garantiu-lhe que o CNE quer assumir o seu papel na Igreja, ajudando a educar os jovens para a vida cristã.
Dirigindo-se a Alberto João Jardim, Carlos Pereira considerou uma honra estar na presença do homem que contribuiu para a reconstrução da Madeira após o temporal de Fevereiro e elogiou-o pela forma humana como encarou aqueles momentos. Na sua opinião, como disse, Alberto João “foi um excelente jardineiro”.
Texto: Susana Micaela Santos /// Fotografia: Junta Regional da Madeira