Mais de 1000 escuteiros reúnem-se em Santarém para o S. Jorge da Esperança

Mais de 1000 escuteiros, de todas as idades, reuniram-se no dia 3 de maio, em Santarém, para celebrar o seu patrono, S. Jorge, o 48.º aniversário da Região Escutista de Santarém e o Jubileu da Diocese de Santarém.

O dia acordou cinzento e chuvoso, mas isso não demoveu os escuteiros da Região de Santarém, que compareceram, com alegria e boa disposição, no Jardim das Portas do Sol. Aí se realizou a abertura da atividade, após a qual, os escuteiros partiram para as suas aventuras. Os lobitos (6-10 anos) ficaram no Jardim das Portas do Sol, os exploradores (10-14 anos) rumaram para o Jardim da Liberdade, os Pioneiros (14-18 anos) caminharam até às Escola Prática de Cavalaria e os Caminheiros (18-22 anos) foram até ao Miradouro de S. Bento.

A chuva não deu tréguas, mas os escuteiros, preparados para ela, foram realizando as suas tarefas. Os escuteiros foram divididos por várias oficinas onde aprendiam sobre algo que depois punham em prática. 

No entanto, por volta do meio dia, a chuva tornou-se de tal forma intensa que foi impossível continuar com as oficinas. Foi então ativado o Plano B, pela Chefe Regional, e, rapidamente, os escuteiros se juntaram na Igreja de Santa Clara. Aí, durante uma aberta, tentaram secar-se o mais possível, enquanto almoçavam. 

Por volta das 13h30, o Assistente Regional realizou uma celebração da palavra. Na homilia destacou esta ideia chave: “Uma vida em Deus, multiplica-se!”, como referiu de forma entusiasta. Explicou como Deus só multiplica aquilo que lhe damos, quando colocamos ao serviço os nossos dons, qualidades, tempo e dedicação. E quando isso acontece, e tudo o que demos, se multiplica, então a vida ganha mais sabor, mais entusiasmo e mais vontade de viver. “Sejamos escuteiros capazes de multiplicar o amor de Deus!” – assim terminou com este forte apelo.

No encerramento, a Chefe Regional agradeceu a alegria e vontade com que todos os escuteiros apareceram para celebrar este dia, mesmo com chuva. Agradeceu também a todos os dirigentes que tornaram possível a atividade e todo o apoio dado à equipa organizadora. Salientou que a resiliência e o estar preparado é uma das principais características que devemos incutir nos nossos jovens, pois assim, estarão preparados para enfrentar tanto os dias de chuva como os dias de sol que apareceram nas suas vidas. Referiu ainda a forma ordeira, rápida e eficaz como, após a ativação do plano B, todos os escuteiros se dirigiram para o ponto de reunião.

Foi neste último momento, que foi revelado pelo Secretário Regional de Comunicação, a surpresa tão aguardada: o lançamento do novo website da região. Desde o início do dia, no mapa de jogos, existia um QR Code surpresa, cuja ligação só foi ativada, nesse preciso momento, após uma vibrante contagem decrescente. Todos de telemóvel na mão, acederam ao novo website, no momento do seu lançamento. Este foi definitivamente, o momento alto do dia, vivido num grande ambiente de festa e alegria, seguindo-se depois o cantar de parabéns à região pelo seu aniversário.

Celebrou-se assim o S. Jorge da Esperança na Região Escutista de Santarém, com resiliência, adaptando o necessário, com alegria e orgulho de ser escuteiro. 

Texto e fotos: Região de Santarém.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade