Dia de Núcleo celebrado em conjunto com o Dia da Árvore.

Os escuteiros de Barcelos pintaram de amarelo, verde, azul e vermelho a cidade ao longo do dia 21 de março, em mais uma ação de comemoração dos 90 anos do Núcleo, a que se juntou, desta feita, a celebração do Dia da Árvore.

A atividade durou toda a jornada de sábado e teve duas fases distintas: uma primeira, de manhã e de tarde, em que cada uma das secções teve atividades adequadas à faixa etária e programa educativo; e uma segunda, desde o final da tarde até ao início da noite que juntou todos os escuteiros, mais de 900, na Central de Camionagem, para uma grande festa de encerramento.

Quem passou por Barcelos ao longo do dia certamente não ficou indiferente à onda escutista que se espalhou pela cidade. A atividade passou por alguns dos principais pontos histórico-culturais da cidade, como a Torre de Menagem, a Igreja Matriz, o Paço dos Condes de Barcelos ou o Largo da Porta Nova.

Incluiu também visitas aos Bombeiros e PSP e muito contacto com a população local. Os Pioneiros distribuíram «abraços grátis», os Lobitos celebraram a preceito o Dia da Árvore, plantando flores, os Caminheiros simularam, no areal de Barcelinhos, um acampamento à antiga e os Exploradores percorreram inúmeros pontos de Barcelos, num Jogo de Cidade.

No final, simbolicamente, foi plantada uma árvore no Parque da Cidade, com toda a comunidade escutista barcelense, onde os Agrupamentos presentes (27 dos 32 existentes) atuaram para os demais e onde foi, ainda, revista em vídeo, a história dos Agrupamentos e do Núcleo.

As atividades de comemoração dos 90 anos do Núcleo de Barcelos irão continuar, com destaque para a abertura do ano escutista da Região de Braga, que juntará em Barcelos milhares de escuteiros de todo o distrito, em outubro.

Texto e Fotografia de: Junta de Núcleo de Barcelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade