Mais de mil escuteiros de Santarém arriscam desígnio “Eu sou porque tu és!”

A Região de Santarém realizou o seu décimo ACAREG, entre 15 e 20 de agosto, na Herdade dos Gagos, em Fazendas de Almeirim.

Decorrida uma década sobre o último ACAREG, a Região de Santarém volta a juntar escuteiros de todas as idades para mais uma grande atividade de partilha, vivência e fortalecimento de espírito escutista.

O décimo ACAREG de Santarém iniciou-se com o Rover, com os caminheiros divididos em 3 Rotas, que se realizaram em Salvaterra de Magos, Rio Maior e Torres Novas. A atividade continuou com todos os escuteiros, de 15 a 20 de agosto, tendo como base a Herdade dos Gagos, em Fazendas de Almeirim. Participaram neste acampamento mais de um milhar de escuteiros, de 26 agrupamentos dos 29 da Região e, ainda, um agrupamento da Região do Porto.

Durante este tempo, os escuteiros viveram o imaginário da vida numa aldeia zulu e o tema que congregou todos os participantes numa mesma vivência foi “UBUNTU: Eu sou porque tu és”, o mesmo mote que serviu de base à vivência da Região de Santarém nos últimos três anos. Diana Cardoso, Chefe Regional de Santarém, garante: “Creio que se criou o ambiente propício para uma vivência rica em dinamismo, partilha e aprendizagens, foram muitos os desafios, mas sempre vividos com alegria e entusiasmo e com grande superação para todos”.

Em campo, foi instalado um “Campo Aventura” que fez as delícias de miúdos e graúdos e por onde todos os escuteiros passaram.

Os lobitos, acompanhados do Cotique, a foca branca, viveram aventuras onde puderam montar a cavalo, assim como cuidar deles. Tiveram muitas brincadeiras divertidas e jogos com água para se refrescarem. Os exploradores andaram em busca do leão, onde tiveram que contar com os seus conhecimentos de orientação, criatividade e espírito de patrulha. Houve também jogos de água e muita festa. Os pioneiros tentaram ajudar Goreti, pelo passado, presente e futuro. Precisaram de toda a sua inteligência e espírito de equipa, mas também houve tempo para diversão. Os caminheiros começaram este caminho há muito tempo com a caminhada individual, depois a caminhada em clã, caminhada em Rota e finalmente a caminhada em Região. Ao longo deste caminho muitas maravilhas foram vividas e contempladas, até à construção da Aldeia das Maravilhas, no campo do ACAREG. Foram momentos de serviço, conexão, partilhas e grande emoção.

O décimo ACAREG da Região de Santarém terminou em festa. De um modo geral, a organização está satisfeita com a forma como o acampamento decorreu, havendo sempre espaço para aprendizagens e melhorias.

Texto: Junta Regional de Santarém

Fotografias: Miguel Cardoso, Junta Regional de Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.