
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Mais de um milhar de escuteiros participaram no Dia do Núcleo no Bombarral, numa organização da Junta de Núcleo do Oeste. Marcaram presença 27 dos 34 agrupamentos espalhados pelos 10 concelhos no passado dia 7 de junho.
Logo após a cerimónia de abertura, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, do Chefe de Núcleo Rui Colaço e do Chefe de Agrupamento do 516 Bombarral, Jorge Duarte, os escuteiros dividiram-se pelas suas secções para as atividades que se desenrolaram ao longo do dia em diversos locais do Bombarral. Os lobitos viveram “O Mistério das Páginas Perdidas do Livro da Selva”, os exploradores procuraram “A Chave das Memórias”, os pioneiros tiveram como imaginário a “Mulan”, enquanto que os caminheiros foram norteados pelo “Escutismo para Rapazes”, o livro escrito pelo fundador do Movimento Escutista, Baden-Powell.
Às 15h00, no Auditório Municipal, decorreu a cerimónia de lançamento e apresentação do livro comemorativo “Escutismo no Oeste – 50 anos do Núcleo (Contributos para a História do CNE no Oeste)”, da autoria do dirigente e historiador João Vasco Reis, que detalha a história sobre a implantação do Escutismo Católico nos 10 concelhos da Região de Lisboa que integram o núcleo: Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Mafra. Na sessão intervieram, para além do autor e do Chefe de Núcleo do Oeste, o Chefe Regional de Lisboa Carlos Pacheco e o dirigente José Rodrigues Machado, principal dinamizador deste projeto literário.
O Dia do Núcleo do Oeste encerrou na Praça do Município com o anúncio dos premiados nos jogos escutistas deste dia e com a realização da eucaristia, presidida pelo Assistente de Núcleo, Pe. Fernando Escola. Nas declarações finais, o Chefe de Núcleo Rui Colaço desafiou todos os escuteiros a participarem no verão de 2026 no XV ACANUC – Acampamento de Núcleo do Oeste no concelho de Alcobaça.
Texto e fotos: Núcleo do Oeste.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.