Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Esta 21ª edição contou com a presença de 130 participantes, oriundos dos agrupamentos 52 Santarém, 722 Santiago do Cacém, 826 Fonte de Angeão, 1120 Cartaxo, 1213 São João da Ribeira, 1382 Azambuja, 1111 Várzea, 68 Salvaterra de Magos, 941 Asseiceira, 44 Tomar e 542 Entroncamento. A segurança na água esteve a cargo do Agr. 235 Figueira da Foz.

O primeiro dia foi dedicado ao acolhimento das tripulações no Estaleiro, à ceia de partilha gastronómica e à apresentação da temática desta edição: “A Viagem do Caminheiro da Alvorada”, inspirada nas Crónicas de Nárnia.

O dia seguinte trouxe o desafio da construção de 10 jangadas, onde se destacou não só a criatividade, mas também a inovação tecnológica: algumas tripulações surpreenderam ao integrar soluções originais para reforçar a flutuação, estabilidade e manobrabilidade das suas embarcações. Uma vez na água, cada tripulação teve de demonstrar forte coordenação, resistência física e esforço coletivo, exigidos pela difícil arte de conduzir as jangadas. Já à noite, iluminada pela Lua cheia, realizou-se a emocionante Regata Noturna, em sistema de contrarrelógio.

O sábado ficou marcado pela Grande Navegação, a prova mais dura da atividade: 10 quilómetros de remada intensa, em que a força física, a persistência e o trabalho de equipa foram postos à prova pela resistência do vento. O dia terminou com um retemperador jantar e uma sentida Celebração da Palavra.

No domingo, mesmo sob chuva matinal, disputou-se a aguardada Regata Final, marcada pela adrenalina e pelo empenho das tripulações, que esgotaram as últimas reservas de energia para cruzar a linha de meta.

 

Resultados:

  • Regata Noturna: 1º Guardiões do Tejo (1120 Cartaxo), 2º Nautifrágios (542 Entroncamento), 3º Templários (44 Tomar).
  • Grande Navegação: 1º Templários (44 Tomar), 2º Black Pearl (1213 São João da Ribeira), 3º Sol Nascente (1120 Cartaxo).
  • Melhor Jangada: 1º Sol Nascente (826 Fonte de Angeão), 2º Guardiões do Tejo (1120 Cartaxo), 3º Flutua Não Afunda (1111 Várzea).
  • Melhor Tripulação: Zambujeira (722 Santiago do Cacém).
  • Regata Final: 1º Nautifrágios (542 Entroncamento), 2º Guardiões do Tejo (1120 Cartaxo), 3º Black Pearl (1213 São João da Ribeira).

 

O “Down River 2025”, para além de se assumir como um contributo relevante para a valorização turística da albufeira da Barragem do Castelo do Bode, dando a conhecer todo o seu potencial natural e recreativo, voltou a demonstrar a força do Escutismo na promoção da resiliência, inovação, esforço físico e coordenação coletiva, valores que transformam o “jangadismo” numa experiência inesquecível de superação, espírito de equipa e comunhão com a natureza.

Texto: Pinguim Rezingão.

Fotos: João Carlos, Pedro Santos e Francisco Júlio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade