Nos últimos anos, muitos têm sido os escuteiros portugueses que têm organizado atividades de diversos níveis pelos campos verdejantes do KISC.

Kandersteg Internacional Scout Centre ou simplesmente KISC é muitas vezes retratado como «o sonho de B-P.» Foi aqui, num chalé abandonado, na Vila de Kandersteg (Suíça) que Baden Powell realizou o seu sonho, em 1923, criando um Mini-Jamboree permanente, isto é, um local onde os escuteiros de todo o mundo se pudessem encontrar durante todo o ano. Inicialmente denominado Internacional Scout Chalet, mudou para a designação atual em 1977.

Desde o início que este Centro recorreu a voluntários para se manter em funcionamento. E, embora agora os tempos sejam outros, este facto não mudou. Desde cinzento a vermelho, passando pelo verde, o uniforme destes voluntários só parou de mudar em 1989 quando foi definida como cor oficial de Staff, o rosa. Atualmente existe ainda um uniforme de cor verde que se destina a um tipo de Staff diferente, os Helpers.

Nos últimos anos, muitos têm sido os escuteiros portugueses que têm organizado atividades de diversos níveis pelos campos verdejantes do KISC. Mas também muitos têm sido os que aceitaram o desafio de ajudarem a manter o Sonho de B-P vivo, voluntariando-se para fazer parte do Staff deste centro, quer a longo quer a curto prazo e envergando orgulhosamente o seu uniforme, seja ele verde ou cor de rosa.

Atualmente são dois os escuteiros portugueses que nos representam em Kandersteg: Luís Carlos Silva, caminheiro do agrupamento 1321 Vila Verde, Região de Coimbra e Tiago Manuel Silva, candidato a dirigente, no agrupamento 640, Santa Maria da Feira, Região do Porto. Na entrevista que Luís Silva deu à Flor de Lis (publicada na revista de novembro) pudemos conhecer um bocadinho da sua experiência.

Texto de Carolina Figueiredo. Fotografia de: Luís Silva e Tiago Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE presente no International Commissioner Forum em Malta

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Malta, tivemos a oportunidade de discutir temas como a inclusão, Safe from Harm, retenção de voluntários, liderança nas equipas internacionais, o papel do Secretário Internacional, entre muitos outros.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.