Museu do CNE inaugurou exposição temporária dedicada aos 100 anos da Flor de Lis

Até fevereiro de 2026, podes visitar a exposição dedicada ao centenário da Flor de Lis no Museu do CNE, em Lisboa. A entrada é gratuita!

Sendo um marco histórico e de orgulho para todo o CNE, o Museu do CNE inaugurou uma exposição temporária que permite aos jovens escuteiros explorarem a História da sua Flor de Lis: desde o formato de jornal até à revista.

O órgão oficial do Corpo Nacional de Escutas celebra este ano o seu centenário. A Flor de Lis começou a ser publicada em fevereiro de 1925, sendo a revista mensal mais antiga do nosso país.

Patente nesta exposição estão os primeiros exemplares da nossa revista, ordens de censura, CD-ROMs do arquivo da Flor de Lis, entre outras peças emblemáticas. Além disso, poderás folhear alguns exemplares antigos da nossa publicação.

Carlos Raleira, membro da equipa do Museu do CNE, explicou-nos que se procurou retratar a Flor de Lis desde a sua fase embrionária até aos dias de hoje. Exemplificou dizendo que «temos uma ordem diocesana onde não nos fala da construção da Flor de Lis mas fala-nos da vontade que havia de termos um órgão oficial».

Há também a possibilidade de os mais novos contribuírem para as próximas edições da revista, puxarem pela criatividade e reimaginarem o logótipo da Flor de Lis. E foi isso mesmo que já aconteceu, no dia 3 de março, na visita ao Museu do CNE pelo Agr. 1264 Falagueira. Usufruindo do espaço lúdico desta exposição, os Lobitos, desafiados a usar a sua criatividade e imaginação, pintaram desenhos com logótipos da Flor de Lis. Já os Exploradores e Pioneiros, aceitaram o desafio de desempenharem o papel de repórteres e redatores. Assim, usaram toda a sua criatividade e conhecimento, elaborando e redigindo diversas propostas para futuras edições da revista. Então, sob o mote «como é eles gostariam que fosse a Flor de Lis em 2030, aproveitámos para juntar alguma dinâmica, e não só falar da História», explicou Carlos Raleira.

Podes visitar esta exposição até fevereiro do próximo ano no Museu do CNE. As visitas são gratuitas e devem ser marcadas previamente através deste formulário, a que também podes aceder pelo site museu.escutismo.pt.

Texto: Carlos Raleira e Catarina Valada.

Fotos: António Rendeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.