Museu do CNE presente na EuroScout 2024

Entre os dias 20 e 22 de setembro, o Museu do CNE esteve presente na XIV exposição internacional de filatelia escutista, a EuroScout. 

A edição deste ano juntou 60 participantes de quatro regiões da WOSM. Entre as 52 exposições filatélicas, o Museu do CNE levou uma exposição com o tema “História dos Jamborees Mundiais” composta exclusivamente para a Euroscout 2024.  

Localizado em Lisboa, o Museu Nacional do CNE é o único museu da Rede Europeia de Museus e Arquivos Escutistas e Guidistas a ter uma sala dedicada à filatelia (isto é, coleções de selos, envelopes, postais e carimbos). A coleção associativa do Museu é quase exclusivamente fruto de doações; estando entre elas partes das coleções filatélicas do Chefe Carrão do Chefe Amorim. Por uma questão de princípio e consideração, o Centro de Documentação Escutista/Museu do CNE tem como política não desmantelar nenhuma folha já organizada e, portanto, todo o material exposto, ou utilizado, são peças que nos chegaram soltas.

Neste evento dedicado ao tema “Amigos Sem Fronteiras” foi possível apreciar as melhores coleções de temática escutista do Mundo e ver peças portuguesas que até então eram desconhecidas. 

Durante a EuroScout, o Museu do CNE reuniu-se com os seus congéneres de Espanha (EXPOSCOUT Mediateca e Museo) e da Nova Zelândia (National Scout Museum) e com escuteiros envolvidos presentemente na constituição de um futuro museu escutista na Colômbia. Foi uma ótima oportunidade para divulgar internacionalmente o Museu do CNE e todo o trabalho desenvolvido pelo Centro de Documentação Escutista na preservação da história do nosso Movimento.

Com a exibição da “História dos Jamborees Mundiais”, o Museu do CNE concorreu ainda ao prémio internacional Walter Grob que reconhece novas coleções filatélicas escutistas, não tendo, porém, vencido a competição. Esta exposição é o resultado de um trabalho de 9 meses de pesquisa, investigação e montagem; e brevemente irá integrar a exposição permanente do Museu do CNE, que pode ser visitado gratuitamente mediante marcação, que pode ser feita através deste link.

Texto e fotos: Equipa do Museu do CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.