O último dia de BP foi duplamente celebrado no Agrupamento de Dume.

Num dia de festa para a família mundial do escutismo, com a celebração do Dia do Fundador, o Agrupamento 12 celebrou também a primeira década de funcionamento do Museu do Escutismo de Dume.

Abriu portas em 2005 e desde então não tem parado de ver as suas coleções crescer. O desafio é simples: a visita ao museu ocorre através de um jogo, em sistema de patrulhas, lembrando o jogo do Kim, apelando à memória dos mais audazes. No final? Vence aquele que for capaz de identificar o maior número de objetos/localização.

Aos visitantes apenas é pedido que deixem uma insígnia do Agrupamento que representam. Para além de deixar a sua marca no museu, em constante crescimento, contribuem imediatamente para aumentar o espólio e a história do local.

Para além de, por exemplo, bandeiras, galhardetes, bandeirolas, uniformes, lenços de investidura, insígnias e emblemas, chapéus, boinas, estatuetas e manequins, está a ser preparada cuidadosamente ao longo dos últimos meses uma extensa coleção de selos internacionais dentro da temática escutista, que promete cativar – ainda mais – a atenção e curiosidade dos inúmeros visitantes.

Texto de: Rita Penela com Domingos Duarte. Fotografia de: Domingos Duarte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade