Num dia de festa para a família mundial do escutismo, com a celebração do Dia do Fundador, o Agrupamento 12 celebrou também a primeira década de funcionamento do Museu do Escutismo de Dume.
Abriu portas em 2005 e desde então não tem parado de ver as suas coleções crescer. O desafio é simples: a visita ao museu ocorre através de um jogo, em sistema de patrulhas, lembrando o jogo do Kim, apelando à memória dos mais audazes. No final? Vence aquele que for capaz de identificar o maior número de objetos/localização.
Aos visitantes apenas é pedido que deixem uma insígnia do Agrupamento que representam. Para além de deixar a sua marca no museu, em constante crescimento, contribuem imediatamente para aumentar o espólio e a história do local.
Para além de, por exemplo, bandeiras, galhardetes, bandeirolas, uniformes, lenços de investidura, insígnias e emblemas, chapéus, boinas, estatuetas e manequins, está a ser preparada cuidadosamente ao longo dos últimos meses uma extensa coleção de selos internacionais dentro da temática escutista, que promete cativar – ainda mais – a atenção e curiosidade dos inúmeros visitantes.
Texto de: Rita Penela com Domingos Duarte. Fotografia de: Domingos Duarte.