Nova Insígnia Trienal 2023-2026

A nova Insígnia Trienal 2023-2026 foi aprovada no Conselho Nacional de Representantes do CNE. Tem como inspiração a construção e a vida em campo que remete para a ação prática desenvolvida pelo Escutismo Católico Português.

A Insígnia Trienal 2023-2026 remete para o lema do triénio do Corpo Nacional de Escutas “Sê quem tu quiseres”, em que cada escuteiro é desafiado a definir o que quer ser, para onde quer seguir e que caminho quer percorrer. Como compromisso para os próximos anos o CNE aposta na “Justiça”, “Esperança” e “Liberdade”, valores inspirados nos exemplos de Marcel Callo, Oscar Romero e Madre Morena.

A Insígnia Trienal tem como base a construção que os escuteiros fazem em campo e a vida na natureza. A Construção é representada pelos elementos do acampamento, a tenda rodeada pelas árvores, que não o mote ao contexto prático da ação desenvolvida. O contacto com a natureza que o escutismo permite que todos estejam em plano de igualdade e de colaboração uns com os outros. O Escutismo Católico Português ajuda a encontrar no caminho, um espaço de crescimento e de aprendizagem.

A tenda representa a simplicidade e o essencial que pretende cada um a terra, que vê cada um a crescer, que oferece oportunidades de desenvolver a ação que liberta, promove a az e ajustiça e nos preenche de esperança num mundo melhor.

O céu estrelado permite sonhar e ambicionar ser mais, melhorar e uma aproximação aos ideais de cada um, tendo Cristo como Guia, Companheiro e Exemplo.

A nova imagem do CNE, no segundo centenário, é mais simples, icónica e menos detalhada, para que cada um tenha a liberdade de criar a sua própria construção.

A insígnia foi aprovada no último Conselho Nacional de Representantes do Corpo Nacional de Escutas, que se realizou nos dias 1 e 2 de julho, em Fátima. Paulo Pinto, Chefe Nacional Adjunto do CNE, fez a apresentação da insígnia trienal, onde explicou que «Esta construção é representada pelos elementos do acampamento, a tenda rodeada pelas árvores, que dão o mote ao contexto prático da ação que desenvolvemos. Sem complicação, o escutismo católico ajuda-nos a encontrar, no caminho, espaço de crescimento e de aprendizagem, de encontro, partilha e de avanço».

Sendo os «Peregrinos do amanhã, sentimos na imagem da tenda o ideal da simplicidade, do essencial que nos prende à Terra que nos vê crescer».

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

ler mais »

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

ler mais »

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

ler mais »
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade