Ao longo deste caminho fomos percorrendo as diferentes etapas sugeridas pela WOSM na sua ferramenta RAP (Renewd Approach to Programme).
Em diversos momentos as diferentes estruturas da associação foram chamadas a dar o seu contributo no projecto, enriquecendo-o e tornando-o mais participado e abrangente.
Nestes trabalhos foram definidos conteúdos fundamentais para a elaboração da nova proposta educativa, que depois foram levados a aprovação em diferentes Conselhos Nacionais (2003 e 2006). Isto veio a permitir que o trabalho continuasse a ser desenvolvido de forma sustentada e no ano escutista de 2008/2009 colocou-se em campo, para cerca de 10% do efectivo da associação, uma fase piloto que serviu de teste à nova proposta, já incluindo todo um novo sistema de progressão pessoal.
Depois de recolhida a informação proveniente desta fase, fizeram-se os necessários ajustes à proposta, o que resultou na elaboração do documento “Programa Educativo” aprovado no Conselho Nacional de Representantes de Fátima a 20 e 21 de Novembro de 2009.
Neste momento as diferentes regiões do CNE encontram-se a efectuar a formação aos seus dirigentes, de forma a prepará-los para iniciar o próximo ano escutista dentro da nova metodologia.
Texto: Nuno Cardoso /// Fotografia: David Escudeiro /// Download Programa Educativo