O Sistema de Progresso complementado pelo Novo Sistema de Especialidades proporciona ao jovem um desenvolvimento integral.

O Sistema de Especialidades agora apresentado vem substituir o anteriormente conhecido como Sistema de Competências e Especialidades. Abandonou-se o conceito de competência e optou-se apenas pela designação de especialidade porque o atual sistema de progresso já contempla as competências de cada criança/jovens. A especialidade vai um pouco mais além da competência e procura o aprofundamento de determinada temática, apontando mesmo para os traços vocacionais de cada um.

Cada especialidade passa agora a ter três requisitos base e três avançados. Os três requisitos avançados de uma secção correspondem aos requisitos base da secção seguinte. Ou seja, se um escuteiro conseguiu a especialidade de geólogo nos exploradores quando transitar para os pioneiros apenas tem de realizar os requisitos avançados da secção para conquistar a especialidade de Geólogo enquanto pioneiro.

A verificação do cumprimento dos requisitos de cada especialidade pode ser interna (equipa de animação ou outra estrutura da associação) ou ainda externa (entidades externas parceiras ou padrinhos).

As especialidades, que podem ser aplicadas a todas as secções, distribuem-se por 17 áreas: Ambiente, Ar, Artes, Artes e Ofícios, Ciências, Comunicação, Comunicade, Cultura, Desporto, Economia, Mar, Mundo Global, Mundo Rural, Religião, Saúde e Bem-Estar, Tecnologia e Vida em Campo. A mesma especialidade pode estar, simultaneamente, inserida em duas áreas diferentes.

Uma entidade interna ou externa à associação pode apadrinhar uma especialidade. Essas mesmas entidades colaboram na criação e desenvolvimento de requisitos para a especialidade. A Secretaria Nacional Pedagógica será responsável pela gestão destas parcerias.

Para conhecer um pouco melhor o Novo Sistema de Especialidades consultar o site aqui

Texto de: Ana Silva. Fotografia de: Tony Pascoalinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade