Eleitos os órgãos para a Junta Regional de Portalegre e Castelo Branco e José dos Santos Mendes eleito Coordenador Regional.

No dia 10 de Janeiro de 2010 reuniu, no Seminário de S. José, em Alcains, o Conselho Regional da Região de Portalegre e Castelo Branco do Corpo Nacional de Escutas. Num momento importante da vida da Junta Regional marcaram presença cerca de 60 Dirigentes e Caminheiros, representando, 12 Agrupamentos da Região.
Dada a situação demissionária dos órgãos da Junta Regional a primeira parte do Conselho foi preenchido na eleição dos novos órgãos sociais que ficaram com a seguinte composição: Comissão Eleitoral Regional – Presidente: Eduardo Louro, Agrupamento 160, Vogais: José Aleixo, Agrupamento 160 e Pedro Rodrigues, Agrupamento 273.
Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional: Presidente: Eduardo Miguel, Agrupamento 157, Vogais: João Catarino, Agrupamento 157 e Rosa Martins, Agrupamento 157.
Mesa dos Conselhos Regionais: Presidente: António Janeiro, Agrupamento 1093, Secretária: Maria José Louro, Agrupamento 160, Vogais: Pedro Fernandes, Agrupamento 193 e Sara Rodrigues, Agrupamento 1093.

José dos Santos Mendes, do Agrupamento 160, foi eleito para Coordenador Regional, ficando com a responsabilidade, conjunta com o Assistente Regional, Reverendo Padre António Castanheira, de constituir a sua equipa até novas eleições para a Junta Regional.
Durante o Conselho procedeu-se, ainda, à aprovação do Relatório de Actividades e Contas de 2008/2009 e à aprovação do Plano de Actividades de 2009/2010. Do Relatório de 2008/2009 particular destaque para o Acampamento Regional que se realizou em Constância, em Agosto de 2009, tendo sido entregues medalhas, louvores e menções honrosas aos Chefes que constituíram as equipas de animação e de serviços.

Em relação ao Plano de Actividades para 2010 continua a haver uma aposta clara na formação dos Dirigentes e Jovens Escuteiros e na celebração dos Dias Regionais do Lobito, Explorador, Pioneiro e Caminheiro.
No final do Conselho Regional a convicção de que a Região apesar de alguns altos e baixos continua a ser sinónimo de união e de que o Escutismo preconizado por Baden-Powell continua a ser uma mais-valia para os jovens da Diocese de Portalegre e Castelo Branco.

Texto e Fotografia: José Aleixo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!