Participaram nesta atividade cerca de 30 elementos, dirigentes e caminheiros, atuais e futuros Delegados de Proteção Civil. Durante 6 horas trataram, com especial incidência, os seguintes temas, moderados pelo Dirigente Florentino Pinto: Segurança nas Sedes de Agrupamento; Segurança em atividades escutistas (Planos de Segurança); Segurança nas Sedes de Agrupamento; Estruturas de Proteção Civil no CNE.
João Batista, Subchefe do Batalhão de Sapadores, abordou temas relacionados com o Fogo e suas variadas componentes administrou ainda uma unidade de formação teórico-prática relacionada com extintores, seus tipos e utilização dos mesmos no terreno.
No final da atividade ficámos convictos que se conseguirmos ter escuteiros e dirigentes mais interessados e envolvidos na resolução dos problemas.
Assumindo que podem desempenhar um papel fundamental na sua própria proteção e segurança trabalhando mais próximos para a prevenção dos riscos, na partilha de infor-mação, boas práticas, novas ideias e projetos, então estamos a trabalhar no sentido de uma Proteção Civil no CNE mais estável, mais desenvolvida e mais preparada para atuar e agir, quando solicitada pelas entidades civis competentes, perante situações de maior ameaça e adversidade.
Texto e fotografia de: Manuel Joquim.