
Jubileu da Juventude com atividade escutista
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Entre 1 e 12 de agosto serão milhares os escuteiros que se reúnem em SaeManGeum, na Coreia do Sul. “Draw Your Dream” é o tema do 25º Jamboree Mundial, onde Portugal está representado pela Federação Escutista de Portugal (FEP) com um contingente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), com um total de 772 elementos.
Após meses de preparação, o contingente está agora pronto para viver 12 dias de aventuras na ilha coreana que irá receber 30 mil participantes, escuteiros de todos os cantos do mundo, que viverão a diversidade, num acampamento multicultural.
Exemplo de um dos grupos que parte para esta aventura, são os 15 pioneiros e dirigentes do agrupamento 100 Tavira, que irão participar no 25º Jamboree Mundial. Participar numa atividade desta dimensão requer muito tempo de preparação, e os pioneiros deste Agrupamento começaram a traçar objetivos em outubro de 2021 «iniciando o planeamento das angariações de fundos para proporcionar a todos a possibilidade de participarem nesta atividade bastante dispendiosa, dando oportunidade a que qualquer elemento pudesse participar independentemente da sua condição financeira». Para estes pioneiros «Foram dois anos de muito trabalho onde se incluem dezenas de reuniões, várias angariações de fundo, dezenas de quilos de bolachas vendidas e muitas horas de preparação, tudo para que este objetivo fosse alcançado e que a atividade seja vivida ao máximo, correspondendo às expectativas de todos», explica Luís Santos, dirigente do Agr. 100 Tavira.
Ao longo dos próximos dias todos os escuteiros do contingente português estarão a viajar para esta que será uma das atividades das suas vidas. Acompanha tudo o que se irá passar no 25º Jamboree Mundial aqui na Flor de Lis Online ou no Facebook e Instagram do Escutismo.
Texto: Cláudia Xavier, Luis Santos, Agr. 100 Tavira
Fotografia: FEP
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
As Regiões Europeias da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiros (WAGGS) anunciaram que o próximo Roverway, em 2028 vai decorrer na Suíça.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference