
MOOT, oportunidade de crescimento e descoberta
Durante quatro dias os participantes do 16.º World Scout Moot estiveram distribuídos por 118 rotas espalhadas por todo o território nacional.
Como já é tradição a mensagem de abertura, em direto da Estação Nacional, dá o pontapé de saída de mais uma edição do Jota Joti.
A região de Évora é a anfitriã da Estação Nacional do Jota-Joti. Ontem, a mensagem de abertura, de Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE marcou o arranque de mais uma edição da atividade.
Na sua mensagem começou por saudar todos Escuteiros e Guias e de seguida lembrou o tema que este ano se vive na atividade “Sente a Terra” reforçando que “para se sentir a terra temos de pôr os pés no chão, temos de colocar as mãos na terra, todos juntos, com as mãos, com os pés e o nosso esforço o nosso trabalho, contribuirmos para um mundo mais justo, mais feliz, melhor e mais fraterno. Com isso cuidarmos também do nosso planeta fazermos com que ele seja cada vez mais um espaço onde possamos conviver, possamos compartilhar e também legá-lo aos nossos amigos e às gerações, que hoje já são os que constroem o nosso futuro, os nossos jovens”.
Ivo Faria, na sua mensagem salientou ainda que “não há boa terra se não houver boa gente, e estamos aqui como escuteiros também para construir comunidade, e é com este esforço coletivo que somos capazes de construir um mundo comum, um mundo onde nos sentimos felizes, onde somos capazes também com alegria transmitirmos uns aos outros esta felicidade que se constrói, porque todos juntos trabalhamos todos pelo mesmo bem”.
No final relembrou ainda que todos os escuteiros são construtores da Paz “Neste início deste novo ano escutista, em que todos nos preocupamos uns com os outros, também nos preocupamos com o desenvolvimento da Paz. Vivemos semanas conturbadas com a guerra, que se sente na Europa há mais de um ano, e aquela que há poucos dias se estalou no Médio Oriente. Cabe também aos escuteiros lembrarmos que somos uma Fraternidade Escutista Mundial, e com isso somos irmãos e irmãs de todos, e por isso temos a primeira obrigação entre nós, de construirmos a paz e construirmos pontes uns com os outros”.
Vê a mensagem aqui na íntegra
Acompanha nos nossos meios este fim de semana de Jota Joti e todas as atividades que estão a decorrer, por todo o país.
Texto: Susana Micaela Santos.
Fotografias: António Laranjeira.
Durante quatro dias os participantes do 16.º World Scout Moot estiveram distribuídos por 118 rotas espalhadas por todo o território nacional.
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference