
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
O Contingente português está a viver os últimos momentos do 25º Jamboree, na Coreia do Sul. Uma atividade adaptada devido às atuais condições climatéricas, mas sempre com experiências fantásticas!
O dia 6 de agosto, domingo, seria um dia de descanso, mas ninguém ficou parado. Como bons escuteiros católicos, o dia começou com uma ida à missa, seguida de muita música e animação. Houve um espetáculo de aviões, esplêndido, com cores e música. Este era o dia cultural, e por esse motivo, o contingente foi descobrir as comidas e tradições dos vários países presentes, tais como a Irlanda, México, Canadá, África do Sul e Itália. Entre comida e jogos criaram-se novas amizades e cada um dos escuteiros enriqueceu a sua cultura. Foi um dia bem-sucedido, cheio de sorrisos e conhecimentos!
O dia 7 de agosto, segunda-feira, foi o dia da Lusofonia! O contingente saiu de campo e visitou o Cinema Theme Park, onde exploraram várias tradições da Coreia do Sul. Entre as novas experiências, foi possível experimentar o wrestling coreano, Ssireum, onde aprenderam as várias técnicas do famoso desporto. Após esta atividade, conheceram os instrumentos típicos do país, que adoraram! Durante a manhã, realizaram ainda um jogo com vários postos ao longo do parque, onde foi possível conhecer a escrita de caracteres coreanos, jogos típicos, entre outros. E, para acabar o dia lusófono, o contingente conviveu com todos os países de língua portuguesa, numa grande festa, onde foram apresentadas várias danças típicas de cada um.
Hoje, realiza-se a cerimónia de encerramento, em Seul, na Coreia do Sul. São milhares de escuteiros, unidos pelo ideal do escutismo! Podes assistir através deste link.
Texto: Contingente Português para o 25º Jamboree
Fotografias: João Carvalhosa

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.