«O escutismo não se faz no papel, tem que ser algo prático»

O Secretário-Geral da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), Ahmand Alhendawi, visitou o 24º ACANAC e explicou-nos a sua perspetiva desta grande atividade.

Flor de Lis: Qual a sua primeira impressão sobre o nosso campo?

Ahmad Alhendawi (AA): É bonito, ouvi falar muito de vocês, sabia que vinham para aqui desde 2007, alojando vários escuteiros nacionais e internacionais. Já ouvi diversas histórias sobre o campo, sobre a hospitalidade das pessoas, sobre a região. Ver esta nova geração de jovens portugueses a serem capazes de usufruir da vida escutista é fantástico. Estou muito feliz por finalmente visitar este local porque já tinha ouvido falar muito nele.

Flor de Lis: Estou muito feliz por estar a gostar. Teve tempo para conversar com algum escuteiro? Como foi a reação deles?

AA: Sim, com certeza. Estive cá ontem e tive oportunidade de observar os participantes a chegar a campo e, mesmo pela forma como chegavam é um espetáculo porque se vê o entusiasmo. Esta é uma geração de jovens que sofreu com a pandemia, tiveram imensos confinamentos, durante este tempo todo não puderam estar juntos e ver esta energia elétrica, de virem todos juntos, os autocarros à volta do espaço, esta noite com todos os voluntários, aos quais agradeço, é muito bom! Também ver a festa para pôr todos na “mood” é fantástico. Por isso, para já, tudo a correr bem! Mal posso aguardar pela abertura e pelo resto do que se vai passar em campo.

Flor de Lis: Calculo que acredite na importância de organizar este tipo de eventos escutistas.

AA: Sim, com toda a certeza. Isto é o escutismo no seu melhor. O escutismo não se faz no papel, tem que ser algo prático. Este é o tipo de evento que muda vidas, que faz as pessoas ficarem mais conscientes delas próprias, que proporcionam oportunidades para desenvolverem as suas capacidades e desenvolvam amizades. Muitas pessoas nunca se conheceram e são de 24 países diferentes e isto faz com que toda a experiência seja melhor.

Flor de Lis: Exato, uma experiência fantástica para pessoas de todo o mundo. Agora, conte-me, por favor, o que sabe sobre o CNE e sobre o escutismo português, o que salienta sobre nós, neste ano em que se celebra os 100 anos.

AA: Este é um grande marco, por isso os meus parabéns ao CNE por atingir esta meta com uma enorme conexão com os jovens e com todas as famílias por todo o país. Nós consideramos o CNE como um grande pilar para o escutismo, pela sua qualidade e pela forma como têm sido inspiradores para muitas ações e muitos líderes de muitos países. E uma das coisas mais importantes para celebrar hoje é que este é um país com bom tempo, uma excelente tradição de rovers, com um grande suporte para jovens nestas idades. Acho que temos muito a aprender com Portugal nesta área. Estar cá, conectar-me com líderes, estar em nome da Organização Mundial e ajudar a espalhar as maravilhas do escutismo é muito bom.

Flor de Lis:  Obrigada por isso. Fantásticas palavras. Uma última palavra para os cerca de 18 mil escutas que estão em campo.

AA: Bom, em primeiro ligar dizer “Olá Portugal”! É muito bom estar aqui, mantenham o escutismo vivo, continuem a espalhar o escutismo e o que de melhor ele tem, este que é um movimento que nos une a todos. Continuem a puxar pro vocês próprios e pelas vossas secções e ajudem as vossas comunidades. Talvez este tempo tão quente vos faça recordar e pensar sobre as alterações climatéricas e por isso é necessário que a vossa geração desenvolva ações. O escutismo é agradável, é para usufruir, tem impacto, mas temos que pensar que, nós, enquanto movimento podemos fazer a diferença no nosso mundo, salvar o planeta e torná-lo um pouco melhor.

Flor de Lis: Obrigada pelas suas palavras e esperamos que goste e tire proveito do campo. Vemo-nos na abertura.

Texto: Mariana Marques

Fotografia: Rui Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade