Mais de 2.000 escuteiros da região de Leiria juntaram-se no dia 21 de fevereiro, na localidade de Amor, Leiria, para celebrar o dia de B-P.

O dia começou com uma missa, presidida por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e continuou durante a tarde com atividades para todos os escuteiros, e com fóruns e oficinas para os muitos pais que acompanharam os seus filhos neste dia.

“A educação é função, sobretudo, dos pais, mas o escutismo pode dar uma ajuda preciosa, como em fóruns como este”, disse o chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, Norberto Correia. O chefe nacional elogiou a capacidade da diocese de “envolver as famílias no escutismo da forma correta”, e sublinhou que “os pais devem ser integrados nas atividades, não os colocando no meio dos jogos escutistas, mas, sim, dando-lhes um lugar particular”. Esta atividade contou com fóruns para os pais dos elementos, onde houve oportunidade de partilhar ideias sobre educação, à luz do método escutista.

No dia de comemorar o fundador do escutismo, Norberto Correia destacou a atualidade da mensagem escutista, e garantiu que “se B-P fosse vivo atualmente, diria exatamente a mesma mensagem aos jovens de hoje”. A mensagem de B-P, segundo o chefe nacional, “é universal, mas ele soube apreendê-la, escrevê-la, e aplicá-la segundo um método próprio”.

Este dia de B-P foi também o palco do encerramento das comemorações dos 90 anos de escutismo na diocese de Leiria-Fátima. Esta celebração, iniciada há um ano, também no dia de B-P, foi, nas palavras do chefe regional de Leiria, Pedro Ascenso, “um ano com muitas dinâmicas, com especial atenção à divulgação do escutismo na comunidade diocesana”. Por isso, concluiu Pedro Ascenso, “pode dizer-se que este ano, em Leiria, falou-se muito de escutismo”, esclarecendo que foram cumpridos os objetivos da comemoração.

“A minha presença aqui é também para vos dizer a grande estima que tenho pelo escutismo”, disse o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, aos mais de 2.000 escuteiros da diocese.
Na missa, que presidiu no pavilhão do Colégio Dinis de Melo, em Amor, bispo de Leiria-Fátima afirmou, na homilia, que “B-P era um homem de fé, um cristão”, e destacou a importância de cada escuteiro “fazer uma boa ação todos os dias, para dar um sentido ao dia”.

No fim da tarde, na cerimónia de encerramento, foram entregues os prémios às crianças e jovens que participaram no concurso de artes plásticas promovido pela Junta Regional de Leiria. Os 41 trabalhos concorrentes estiveram expostos durante o mês de janeiro, na Biblioteca Municipal de Leiria.

Texto de: João Francisco Gomes. Fotografia de: Anthony Pascoalinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!