Realizou-se no auditório da Sede Nacional a apresentação do projecto “O meu Eco-Sistema” da associação ambiental GEOTA, em parceria com o Corpo Nacional de Escutas.

Defender o conceito de um balcão único virtual onde o cidadão comum pode intervir em situações que estejam directamente ligadas à sua comunidade local é o objectivo central do projecto. “O meu Eco-Sistema” está dividido em três áreas: “Intervir Já”, “O Meu Município” e “Os Meus Resíduos”. Através destas plataformas o GEOTA pretende facilitar a participação pública e promover uma cidadania mais activa.

A apresentação desta plataforma contou com a participação de várias entidades, entre elas o GEOTA, AMB3E, Instituto Português da Juventude e Corpo Nacional de Escutas. Pedro Martins, do Departamento Nacional do Ambiente explicou que o CNE é um parceiro de longa data do GEOTA e «este projecto está a ser divulgado em todas as estruturas» porque «possibilita o desenvolvimento do nosso programa educativo».

Hélder Carreto, secretário executivo do GEOTA, explicou à Lis que “O Meu Eco-Sistema” «visa responder a duas questões: Onde ponho os resíduos? Tenho um problema qualquer no espaço público, nos equipamentos ou serviços…O que é que eu faço com essa informação?».

A associação ambientalista, juntamente com os seus parceiros pretende colmatar um vazio de informação que existia até à data «Quando queríamos procurar uma informação sobre um determinado tipo de resíduos, acabávamos por nunca a conseguir encontrar, consultávamos trinta sítios na Internet (…) sem uma resposta concreta.

Nesse sentido, nós procurámos com os nossos parceiros não só fomentar a participação mas também ajudar a dar respostas a estas questões» conta o secretário executivo do GEOTA. Hélder Carreto acrescenta ainda que o CNE pode contribuir positivamente nesta plataforma não só «pelo número de membros que dispõe» mas também «pela sua distribuição territorial, pelo interesse que os jovens do CNE podem depositar neste projecto, e também pelo que este projecto lhes pode dar. E ainda aquilo que eles podem dar: As ideias, as sugestões e as perguntas que nós estamos à espera».

Se pretendes conhecer um pouco mais sobre “O meu Eco-Sistema” basta visitares: www.omeueco-sistema.pt e conheceres as funcionalidades que a plataforma tem para te oferecer.

Texto e fotografia de: Cláudia Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Já leste a newsletter do nosso contingente do Moot 2025?

Saiu a primeira newsletter da equipa de comunicação do contingente português para o Moot 2025, com as novidades mais atualizadas para os escuteiros e escoteiros portugueses que participarão na 16ª edição do World Scout Moot.