Português, de uma simplicidade e humildade fantástica, João Armando Gonçalves esteve no Conselho Regional de Évora, que se realizou em Coruche no passado dia 14 de novembro, veio falar-nos de um Escutismo que é um mundo de aprendizagens para as nossas crianças e jovens.
Um movimento com 40 milhões de associados, cuja riqueza está na diversidade, de raça, religião, de cultura.
Escutismo uma Missão com vários enfoques; Atividades e Ação, Transformação e Serviço; Unidade e Celebração: são estas as características do movimento escutista.
Em 2023 pretende-se que seja o maior movimento mundial de educação de jovens capacitando-os para serem cidadãos ativos capazes de criar uma mudança positiva nas suas comunidades e no mundo com base em valores partilhados.
Como prioridades estratégicas o Comité Mundial do Escutismo tem seis áreas: o Envolvimento dos jovens no movimento e nas comunidades, os Métodos Educativos enquanto ambiente de educação não formal, Diversidade e inclusão de forma a refletir as sociedades atuais e chegar a novos públicos, o Impacto Social provocando uma mudança efetiva nas comunidades, Comunicar de forma e relacionar-se melhor, por último, a Governança e apoio às associações.
Para o futuro pretende-se que o movimento mantenha a mesma Missão educativa, que seja um ambiente de aprendizagens através de experiências intensas, um espaço de liberdade e aventuras, um ponto de encontro entre amigos, uma força de transformação social, mais global, mais internacional; mais urbano, adaptado às diferentes pessoas, utilização de novas tecnologias quer na comunicação quer na formação, por último ser mais colaborativo e aberto, SER um MOVIMENTO.
Foram as principais ideias deixadas, numa manhã de partilha muito enriquecedora para cada um de nós e para a Região.
Texto e Fotografia de: Maria Helena Guerra.