
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
O mundo em que vivemos está a tornar-se cada vez mais imprevisível. Dos fenómenos extremos, às falhas de energia ou outras situações inesperadas, estar prevenido para situações imprevisíveis é cada vez mais importante.
Montar um kit de emergência deixa-nos mais capacitados para lidar com situações adversas. Estar preparado com os recursos básicos pode fazer a diferença na nossa segurança e bem-estar.
Ter este kit não significa esperar uma situação de crise, mas sim adotar uma postura proactiva e responsável sobre possíveis fenómenos naturais ou outras ocorrências, onde as falhas de serviços essenciais, são inevitáveis.
De acordo com as indicações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, um bom kit de emergência deve incluir, de forma simples e prática:
A ideia é garantir autonomia básica durante alguns dias, permitindo responder com maior tranquilidade e segurança a situações imprevistas.
Um kit bem pensado pode fazer a diferença.
Texto: Rodrigo Maurício
Fotografias: CNE

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.