
Contingente português ao Moot 2025 realiza encontro na Batalha
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
A Insígnia de Marítimo é dirigida a todas as secções do Corpo Nacional de Escutas e pretende marcar o rumo a seguir por todos os que queiram usar esta ferramenta pedagógica, com especial destaque para os agrupamentos marítimos.
A Insígnia Marítimo tem como finalidade reavivar, junto das crianças e jovens, o gosto pela aprendizagem da técnica marítima e pela vida na natureza; Promover as atividades náuticas, como ferramenta privilegiada para aplicação do método escutista; Dotar as crianças e jovens dos conhecimentos, competências e atitudes que lhes permitam usufruir das atividades náuticas em segurança; E a criação de oportunidades educativas, na área marítima, para validação de trilhos/objetivos educativos.
Esta insígnia é dirigida a todas as secções do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que cumpram os requisitos propostas. É composta por seis áreas: Manobra, Segurança, Nomenclatura, Marinharia, Navegação e Vida Náutica – e dividida em dois níveis – Etapa de Tripulante da Embarcação (básico) e Etapa de Patrão da Embarcação (avançado).
A Secretaria Nacional Pedagógica divulgou na circular 12-SNP-2023 (disponível aqui), o documento orientador da Insígnia de Marítimo, com todos os detalhes sobre os requisitos necessários para a sua obtenção.
Texto: Cláudia Xavier
Fotografia: Gonçalo Pinto
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference