Eucaristia campal reuniu os 4100 escuteiros num grande momento simbólico.

Quase uma semana depois, o ACAREG de Braga chega ao fim, deixando os jovens escuteiros com um sorriso. A diversão não se cingiu apenas aos 7 hectares de terreno da ilha do Ermal, alargou-se por toda a extensão de Vieira do Minho.

As atividades principais foram transversais a todas as secções, embora a dificuldade acrescesse consoante as idades. Como tal, os exercícios estavam dispersos entre Assis, o rio Ave, os subcampos e ainda nas povoações das proximidades. Entre raides e passeios, também os habitantes se animaram com a alegria dos participantes.

Entre os principais destaques, está a participação de quatro pioneiros do Agr. 341 de Macau. Não é a sua primeira visita a Portugal com os escuteiros e também já foram convidados para outros acampamentos, tanto regionais como nacionais. As novas amizades que trilharam neste ACAREG deixam os quatro escuteiros muito empolgados e com um rol de animadas histórias. Mostram-se totalmente recetivos a intercâmbios, convidando todos, com muito gosto, a passar por Macau!

Outro fator de destaque foi a criação de um supermercado em campo e, embora parecendo uma ideia invulgar, serviu o seu propósito. No Go3 (atividade nacional de pioneiros que decorreu este ano na Base do Alfeite), a terceira secção não teve de ficar presa às escolhas alimentares dos seus chefes e assumiram a postura de adultos para escolherem aquilo que queriam confecionar. Com esta iniciativa, para além de poderem fazer as suas próprias escolhas, os jovens têm de aprender a gerir o dinheiro que lhes é atribuído. Desta forma os jovens começam a perceber um pouco melhor como funciona a vida adulta.

O penúltimo dia foi dia de Eucaristia. A cerimónia teve início com um discurso do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, que agradeceu a presença dos escuteiros e a força que o movimento teve durante estes dias na comunidade local. De seguida, o chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, Norberto Correia, apelou a que todos os escuteiros que participaram neste grande acampamento sejam efetivamente diferentes e que saiam renovados para a sociedade.

A celebração prosseguiu com as palavras de D. Jorge Ortiga, que recordou a importância das boas ações e do papel dos jovens na sociedade. «Procurai ser escuteiros diferentes, encontrando para a vossa vida, verdadeiras motivações a partir da fé que vós possais e que deviam descobrir sempre e cada vez mais. Procurai ser escuteiros diferentes no vosso compromisso na sociedade, para construir uma sociedade diferente», afirmou o Arcebispo.

No final do dia foi altura da cerimónia de encerramento. Cada uma das secções teve o seu momento em palco. Foram apresentadas as equipas/patrulhas/tribos vencedores dos jogos que decorreram nos subcampos e ainda os vencedores do jogo nutricional que decorreu associado às compras no supermercado de campo. Cada secção, através do seu coordenador e das equipas vencedoras, subiu a palco e expressou, da forma mais ruidosa possível, a garra e a energia extraterrestre que residia ainda em cada uma das vozes roucas e gastas pela intensa atividade dos últimos seis dias de atividade.

O Chefe Regional, Hugo Cunha, aproveitou o momento para exortar a alegria da conquista. “Conseguimos!!!”, ouvia-se de forma emocionada. “Sonhareis, mas realizareis os vossos sonhos, porque sois escuteiros. E ides mudar o mundo porque sois escuteiros diferentes”, reiterou o chefe regional. Com um ar cansado mas visivelmente arrebatado pelo momento Hugo Cunha chamou a palco todos os que contribuíram para fazer esta atividade acontecer e agradeceu. Agradeceu de forma sincera e orgulhosa a todos aqueles que tornaram o sonho real.

O balanço final foi muito positivo, tanto os participantes como a organização ficou muito satisfeita com o resultado.

Texto e fotografia de: Equipa de Comunicação ACAREG – Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!