Antalya, na Turquia, acolhe escuteiros de toda a europa durante uma semana.

Numa semana pautada pela partilha de experiências e boas práticas escutistas, o CNE marca, também, presença na Turquia para mais um Fórum Europeu de Métodos Escutistas (FEME).

O FEME teve a sua primeira edição em 1999, em Malta, contando com uma passagem por Portugal (Óbidos, 2009), e é uma oportunidade para os responsáveis de temáticas na área da educação (programa educativo, gestão de recursos de adultos, formação, secções, diversidade, desenvolvimento, etc.) conhecerem e partilharem informações, bem como formar parcerias e trabalhar juntos em temas de interesse comum.

Em 2015, a ambição é construir uma ponte temática a partir das saídas do Congresso Mundial de Educação Scout (WSEC) em Hong Kong, e refiná-los em objetivos para o futuro WSEC em 2016.
O primeiro dia do evento (Dia 0) foi dedicado aos Jovens Comissários, onde se fez uma breve introdução à temática do Fórum, bem como uma análise de expectativas e dinâmicas de quebra-gelo entre os participantes.

“Foi uma excelente oportunidade para aqueles que participam pela primeira vez num evento internacional para conhecer e contactar com outras realidades e experiências e abordar temas que afetam as várias associações/organizações de formas semelhantes”, afirmou André Dias, um dos elementos do CNE em Antalya.

A abertura oficial do evento envolveu ainda mais os participantes no tema “Rota das Sedas”, com a divisão dos elementos pelas diferentes rotas:” Liderança no Escutismo”,” Educação para quê?”, “Aprender para a vida”, “Escutismo na Comunidade” e “Ciclo de Vida do Adulto Voluntário”.

Texto de: Rita Penela. Fotografia de: André Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Xico Maia”, partiu o nosso contador de histórias

Francisco Maia, carinhosamente conhecido como “Xico Maia”, partiu hoje para o eterno acampamento. Foi uma figura central no desenvolvimento do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em Portugal. A sua dedicação ao Escutismo Católico Português é amplamente reconhecida e será sempre recordado como um exímio contador de histórias.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade